sábado, 8 de novembro de 2014

Quebrando o Mito do colesterol


Por Dr. Lundell Dwight, MD

Nós os médicos com todos os nossos treinamentos, conhecimento e autoridade, muitas vezes adquirimos um ego bastante grande, que tende a tornarmos difícil admitir que estamos errados. Então, aqui está:

“Admito estar errado…

Como um cirurgião com experiência de 25 anos, tendo realizado mais de 5.000 cirurgias de coração aberto, hoje é meu dia para reparar o erro de médicos com este fato científico.Eu treinei por muitos anos com outros médicos proeminentes rotulados como “formadores de opinião.”

Bombardeado com a literatura científica, sempre participando de seminários de educação, formuladores de opinião que insistiam que doença cardíaca resulta do fato simples dos elevados níveis de colesterol no sangue.

A terapia aceita era a prescrição de medicamentos para baixar o colesterol e uma severa dieta restringido a ingestão de gordura. Este último é claro que insistiu que baixar o colesterol e doenças cardíacas. Qualquer recomendação diferente era considerada uma heresia e poderia possivelmente resultar em erros médicos.

Ela não está funcionando! Estas recomendações não são cientificamente ou moralmente defensáveis. A descoberta, há alguns anos que a inflamação na parede da artéria é a verdadeira causa da doença cardíaca é lenta, levando a uma mudança de paradigma na forma como as doenças cardíacas e outras enfermidades crônicas serão tratados.

As recomendações dietéticas estabelecidas há muito tempo ter criado uma epidemia de obesidade e diabetes, cujas consequências apequenam qualquer praga histórica em termos de mortalidade, o sofrimento humano e terríveis consequências econômicas.

Apesar do fato de que 25% da população tomar caros medicamentos a base de estatina e, apesar do fato de termos reduzido o teor de gordura de nossa dieta, mais americanos vão morrer este ano de doença cardíaca do que nunca. Estatísticas do American Heart Association, mostram que 75 milhões dos americanos atualmente sofrem de doenças cardíacas, 20 milhões têm diabetes e 57 milhões têm pré-diabetes.

Esses transtornos estão a afetar pessoas cada vez mais jovens em maior número a cada ano. Simplesmente dito, sem a presença de inflamação no corpo, não há nenhuma maneira que faça com que o colesterol se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos e cause doenças cardíacas e derrames. Sem a inflamação, o colesterol se movimenta livremente por todo o corpo como natureza determina. É a inflamação que faz o colesterol ficar preso.

A inflamação não é complicada – é simplesmente a defesa natural do corpo a um invasor estrangeiro, tais como toxinas, bactéria ou vírus.

O ciclo de inflamação é perfeito na forma como ela protege o corpo contra esses invasores virais e bacterianos. No entanto, se cronicamente expor o corpo à lesão por toxinas ou alimentos no corpo humano, para os quais não foi projetado para processar, uma condição chamada inflamação crônica ocorre.

A inflamação crônica é tão prejudicial quanto a inflamação aguda é benéfica. Que pessoa ponderada voluntariamente exporia repetidamente a alimentos ou outras substâncias conhecidas por causarem danos ao corpo? Bem, talvez os fumantes, mas pelo menos eles fizeram essa escolha conscientemente. O resto de nós simplesmente seguia a dieta recomendada correntemente, baixa em gordura e rica em gorduras poli-insaturadas e carboidratos, não sabendo que estavam causando prejuízo repetido para os nossos vasos sanguíneos.

Esta lesão repetida cria uma inflamação crônica que leva à doença cardíaca, diabetes, ataque cardíaco e obesidade. Deixe-me repetir isso. A lesão e inflamação crônica em nossos vasos sanguíneos é causada pela dieta de baixo teor de gordura recomendada por anos pela medicina convencional.


Quais são os maiores culpados da inflamação cronica? Simplesmente, são a sobrecarga de simples carboidratos altamente processados (açúcar, farinha e todos os produtos fabricados a partir deles) e o excesso de consumo de óleos ômega-6 (vegetais como soja, milho e girassol), que são encontrados em muitos alimentos processados.

Imagine esfregar uma escova dura repetidamente sobre a pele macia até que ela fique muito vermelho e quase sangrando. Faça isto várias vezes ao dia, todos os dias por cinco anos. Se você pudesse tolerar esta dolorosa escovação, você teria um sangramento, inchaço e infecção da área, que se tornaria pior a cada lesão repetida. Esta é uma boa maneira de visualizar o processo inflamatório que pode estar acontecendo em seu corpo agora.

Independentemente de onde ocorre o processo inflamatório, externamente ou internamente, é a mesma. Eu olhei dentro de milhares e milhares de artérias. Na artéria doente parece que alguém pegou uma escova e esfregou repetidamente contra a parede da veia. Várias vezes por dia, todos os dias, os alimentos que comemos criam pequenas lesões compondo em mais lesões, fazendo com que o corpo responda de forma contínua e adequada com a inflamação.

Enquanto saboreamos um tentador pão doce, o nosso corpo responde de forma alarmante como se um invasor estrangeiro chegasse declarando guerra.
Alimentos carregados de açúcares e carboidratos simples, ou processados com óleos omega-6 para durar mais nas prateleiras foram a base da dieta americana durante seis décadas. Estes alimentos foram lentamente envenenando a todos.

Como é que um simples bolinho doce cria uma cascata de inflamação fazendo-o adoecer? Imagine derramar melado no seu teclado, ai você tem uma visão do que ocorre dentro da célula. Quando consumimos carboidratos simples como o açúcar, o açúcar no sangue sobe rapidamente. Em resposta, o pâncreas segrega insulina, cuja principal finalidade é fazer com que o açúcar chegue em cada célula, onde é armazenado para energia. Se a célula estiver cheia e não precisar de glicose, o excesso é rejeitado para evitar que prejudique o trabalho.

Quando suas células cheias rejeitarem a glicose extra, o açúcar no sangue sobe produzindo mais insulina e a glicose se converte em gordura armazenada.

O que tudo isso tem a ver com a inflamação? O açúcar no sangue é controlado em uma faixa muito estreita. Moléculas de açúcar extra grudam-se a uma variedade de proteínas, que por sua vez lesam as paredes dos vasos sanguíneos. Estas repetidas lesões às paredes dos vasos sanguíneos desencadeiam a inflamação. Ao cravar seu nível de açúcar no sangue várias vezes por dia, todo dia, é exatamente como se esfregasse uma lixa no interior dos delicados vasos sanguíneos.


Mesmo que você não seja capaz de ver, tenha certeza que está acontecendo. Eu vi em mais de 5.000 pacientes que operei nos meus 25 anos que compartilhavam um denominador comum – inflamação em suas artérias.

Voltemos ao pão doce. Esse gostoso com aparência inocente não só contém açúcares como também é cozido em um dos muitos óleos omega-6 como o de soja. Batatas fritas e peixe frito são embebidos em óleo de soja, alimentos processados são fabricados com óleos omega-6 para alongar a vida útil. Enquanto ômega-6 é essencial – e faz parte da membrana de cada célula controlando o que entra e sai da célula – deve estar em equilíbrio correto com o ômega-3.

Com o desequilíbrio provocado pelo consumo excessivo de ômega-6, a membrana celular passa a produzir substâncias químicas chamadas citocinas, que causam inflamação.

Atualmente a dieta costumeira do americano tem produzido um extremo desequilíbrio dessas duas gorduras (ômega-3 e ômega-6). A relação de faixas de desequilíbrio varia de 15:1 para tão alto quanto 30:1 em favor do ômega-6. Isso é uma tremenda quantidade de citocinas que causam inflamação. Nos alimentos atuais uma proporção de 3:1 seria ideal e saudável.

Para piorar a situação, o excesso de peso que você carrega por comer esses alimentos, cria sobrecarga de gordura nas células que derramam grandes quantidades de substâncias químicas pró-inflamatórias que se somam aos ferimentos causados por ter açúcar elevado no sangue. O processo que começou com um bolo doce se transforma em um ciclo vicioso que ao longo do tempo cria a doença cardíaca, pressão arterial alta, diabetes e, finalmente, a doença de Alzheimer, visto que o processo inflamatório continua inabalável.
Não há como escapar do fato de que quanto mais alimentos processados e preparados consumirmos, quanto mais caminharemos para a inflamação pouco a pouco a cada dia. O corpo humano não consegue processar, nem foi concebido para consumir os alimentos embalados com açúcares e embebido em óleos omega-6.

Há apenas uma resposta para acalmar a inflamação, é voltar aos alimentos mais perto de seu estado natural. Para construir músculos, comer mais proteínas. Escolha carboidratos muito complexos, como frutas e vegetais coloridos. Reduzir ou eliminar gorduras omega-6 causadoras de inflamações como óleo de milho e de soja e os alimentos processados que são feitas a partir deles. Uma colher de sopa de óleo de milho contém 7.280 mg de ômega-6, de soja contém 6.940 mg. Em vez disso, use azeite ou manteiga de animal alimentado com capim.


As gorduras animais contêm menos de 20% de ômega-6 e são muito menos propensas a causar inflamação do que os óleos poli-insaturados rotulados como supostamente saudáveis.
Esqueça a “ciência” que tem sido martelada em sua cabeça durante décadas. A ciência que a gordura saturada por si só causa doença cardíaca é inexistente. A ciência que a gordura saturada aumenta o colesterol no sangue também é muito fraca.

Como sabemos agora que o colesterol não é a causa de doença cardíaca, a preocupação com a gordura saturada é ainda mais absurda hoje.
A teoria do colesterol levou à nenhuma gordura, recomendações de baixo teor de gordura que criaram os alimentos que agora estão causando uma epidemia de inflamação.

A medicina tradicional cometeu um erro terrível quando aconselhou as pessoas a evitar a gordura saturada em favor de alimentos ricos em gorduras omega-6. Temos agora uma epidemia de inflamação arterial levando a doenças cardíacas e a outros assassinos silenciosos.

O que você pode fazer é escolher alimentos integrais que sua avó servia (frutas, verduras, cereais, manteiga, banha de porco) e não aqueles que sua mãe encontrou nos corredores de supermercado cheios de alimentos industrializados.

Eliminando alimentos inflamatórios e aderindo a nutrientes essenciais de produtos alimentares frescos não processa- dos, você irá reverter anos de danos nas artérias e em todo o seu corpo causados pelo consumo da dieta típica americana.

O ideal é voltarmos aos alimentos naturais e muito trabalho físico (exercícios).”

[Ed. Nota: Dr. Dwight Lundell é ex-Chefe de Gabinete e Chefe de Cirurgia no Hospital do Coração Banner, Mesa, Arizona. Sua prática privada, Cardíaca Care Center foi em Mesa, Arizona. Recentemente, Dr. Lundell deixou a cirurgia para se concentrar no tratamento nutricional de doenças cardíacas. Ele é o fundador da Fundação Saúde dos Humanos, que promove a saúde humana com foco na ajuda às grandes corporações promover o bem estar. Ele é o autor de "A Cura para a Doença Cardíaca e A Grande Mentira do Colesterol"

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

"Como posso enfatizar o trabalho na parte interna do peito ?"

Algério Homero de Sales, via e-mail

Use uma amplitude de movimento limitada, concentrando-se na posição de tração, fazendo repetições parciais, com amplitude de movimentos (arco) de cerca de 45º.


Qual a velocidade de execução ideal nos exercícios de musculação ?

A velocidade de execução dos exercícios dependerá sempre dos objetivos relacionados ao treinamento.

Com relação ao aumento da massa muscular, há algum tempo, se acredita que a velocidade de execução deve ser lenta, principalmente na fase excêntrica.

De fato, a velocidade na fase excêntrica deve ser controlada, haja vista que a musculatura desenvolve com maior tensão nessa fase. De acordo com Kraemer e Fleck (2009), quando uma pessoa alcança o nível máximo de força dinâmica concêntrica, ela atingiu, aproximadamente, 80% da força máxima excêntrica.

O ideal, portanto, seria o ajuste das cargas para cada fase de movimento, ou seja, aumentar a carga em aproximadamente 20% na fase excêntrica. No entanto, como em um treino convencional de musculação as cargas não são alteradas da fase concêntrica para a excêntrica, a melhor estratégia a ser adotada para manter uma ótima ativação muscular é a diminuição da velocidade de execução na fase excêntrica.

Sendo assim, com base nessa ideia, criaram-se, alguns métodos que valorizam a execução de maneira exageradamente lenta, como é o caso do método superlento ou tensão lenta e contínua, cujos autores defendem a duração de até 40 segundos para cada repetição.

A ação muscular excêntrica é fundamental para gerar microlesões na musculatura esquelética, que, supostamente, resultarão em futura hipertrofia muscular.

A execução de movimentos superlentos, por sua vez, tende a perder sua característica excêntrica e valorizar o componente isométrico, fato não interessante para quem objetiva o aumento da massa muscular. Portanto a fase excêntrica deve ser controlada e não exageradamente lenta. Vale lembrar que as microlesões na fase excêntrica ocorrem pelo mecanismo de frenagem de carga. Logo, nos exercícios excessivamente lentos a aceleração é mínima, não havendo grande solicitação de frenagem por parte dos músculos em ação excêntrica.

Com relação à fase concêntrica, a velocidade empregada no movimento deve ser a maior possível, haja visto que as cargas utilizadas são relativamente altas, impossibilitando o controle sobre a velocidade nessa fase, quando se deve vencer a resistência externa. Sendo assim, a velocidade com que se pretende levantar a carga não necessariamente reflete a velocidade visível aos olhos.

Recomendo, então, que a velocidade de execução seja condizente com o tempo de 1 a 2 segundos de duração por fase de movimento (concêntrica e excêntrica).

Objetivos diferentes aos relacionados ao ganho de massa muscular exigirão velocidades de execução diferentes também.

No caso de se almejar o desenvolvimento de força rápida (força explosiva, potência), a velocidade na fase concêntrica do movimento deve ser a maior possível. Diferentemente das cargas utilizadas para hipertrofia muscular, as utilizadas para o desenvolvimento de força rápida são, geralmente, mais leves (aproximadamente 30-40% 1RM). Em razão disso, o movimento se torna mais rápido às vistas de quem observa.

Ao contrário, no treinamento de força máxima (85-95% 1RM), o movimento é visivelmente lento. Contudo, nessas 3 situações, a intenção é realizar o movimento de forma "explosiva", diferenciando-as apenas nos pesos utilizados.

Vale ressaltar que essa velocidade máxima deve ser empregada somente na fase concêntrica, devendo haver um controle sobre a velocidade na fase excêntrica, a fim de evitar frenagens bruscas e possíveis lesões.

Além disso, estabelecer um determinado ritmo de movimento pode comprometer a intensidade (peso ou repetições) de uma série, pois, com o avanço do tempo e a instalação da fadiga, a velocidade do movimento tende a diminuir.

Stay strong !

Betão

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

"Professor, como respirar durante o exercício de musculação ?"

Caso essa pergunta seja feita a um professor de musculação experiente, é comum que se escute a seguinte resposta : "simplesmente respire" ...
Essa resposta simples e objetiva tem por finalidade encorajar os alunos, principalmente os iniciantes, a criar um padrão contínuo de respiração durante as séries do exercício, evitando assim, a realização da manobra de Valsalva.

A manobra de Valsalva é compreendida por um bloqueio da glote que impede a expiração do ar inalado, resultando em aumento da pressão intra-abdominal (torácica), diminuição do retorno venoso e aumento da pressão arterial. Por esse motivo é aconselhável que sua realização seja evitada, a fim de educar os alunos iniciantes e grupos especiais, como os hipertensos.

No entanto, é comum observar indivíduos experientes em treinamento com pesos realizando essa manobra pelo fato de aumentar a pressão intra-abdominal, o que proporciona segurança à coluna e auxilia na execução de exercícios com cargas elevadas. Nesses casos, a realização da manobra acontece de forma involuntária. Vale lembrar que essa técnica deve somente ser aplicada por alunos avançados. Em alunos iniciantes e intermediários, a respiração deve ser sempre contínua.

Quanto o padrão da respiração, este pode ser classificado em dois tipos, dependendo da fase em que se inspira e expira :

Respiração ativa : inspira-se durante a fase concêntrica e expira-se durante a fase excêntrica do movimento.

Respiração passiva : inspira-se durante a fase excêntrica e expira-se durante a fase concêntrica do movimento.


Geralmente, as respirações ativa e passiva são utilizadas nos exercícios que puxam e empurram, respectivamente, porém, isso não é uma regra. Aliás, não existe consenso na literatura sobre qual seria a melhor forma para respirar durante os exercícios.

Alguns estudiosos recomendam, preferencialmente, a adoção da respiração passiva durante os exercícios, principalmente em hipertensos e outros grupos especiais.

O mais sensato, ao meu ver, é que os alunos sejam orientados a respirar de modo que haja o maior conforto possível, com uma proporção de um ciclo respiratório (inspiração e expiração) para cada repetição, independente do tipo pelo qual se optou (ativo ou passivo).

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Perguntas dos leitores : gordura, insulina e perda de apetite

Queridos amigos do blog, a partir de hoje, estarei respondendo perguntas que chegarem no e-mail mrfreaky2011@hotmail.com.

Não estarei respondendo perguntas relacionadas a treino e dieta personalizados, ou seja, não irei analisar seu treino, dieta, foto, etc.

Para treinos personalizados, assim como dieta específica, existe o serviço de assessoria online por apenas 70 mangos.
Divirtam-se ...

Sérgio Aronne, via e-mail
"Qual a relação entre gordura e insulina ?"
A insulina está intimamente ligada ao nosso potencial de queima de gordura e ao depósito da mesma. Altos níveis de insulina reduzem a lipoproteína lipase, enzima que libera gordura dos depósitos para serem "queimadas". Como resultado, mais gordura é estocada porque essa enzima é reduzida. Por outro lado, níveis baixos de insulina aumentam o hormônio glucagon, que permite que a gordura seja usada como energia.


Márcio C. Martins, via e-mail
"Betão, de uns tempos pra cá, perco o apetite após correr. O que está acontecendo ?"
A falta de apetite pode ocorrer quando o treino é mais puxado. Pode ser, também, um sintoma de desidratação. Logo após o treino, experimente tomar uma bebida esportiva. Algumas vezes, "forçar-se" comer uma batata é suficiente para despertar a fome. Outra alternativa é fazer uma vitamina de frutas, que pode ser mais confortável pra quem está sem fome.


Dúvidas ? Escreva um e-mail para mrfreaky2011@hotmail.com

Stay strong !

Betão