Trapézio nas orelhas - parte 2
Ainda que você não esteja do tamanho que quer, seu esforço na academia lhe rendeu algumas mudanças corporais : a camiseta ficou mais apertada no peitoral, seus braços estão com algumas estrias e etc.
No entanto, quero chamar atenção para um músculo que recebe carga indiretamente de vários outros exercícios mas pouco trabalho direto : o trapézio. Para evitar assimetria, esse músculo precisa de atenção assim como os outros músculos.
Sempre que penso nesse músculo me vêm à cabeça o Lou Ferrigno, aberração genética que fez o incrível Hulk com primazia, com trapézios monstruosos que ofuscaram sua clavícula e enterraram seu pescoço.
Mesmo que você não queira se parecer com o mutante verde dos quadrinhos, é necessário treinar o trapézio como gente grande. E um exercício pouco difundido é o encolhimento de ombros por trás com barra. Ele nos fornece uma alternativa aos já manjados encolhimento com halteres ou na máquina e ativa suas fibras musculares do trapézio superior e médio.
Como realizar o movimento de forma correta
- Coloque uma barra em um suporte, atrás de suas coxas. Suas pés e seus pés devem estar espaçados na largura dos ombros. Faça um "overhand grip" (palmas voltadas para o chão) e joelhos dobrados.
- Levante os ombros e escápulas simultaneamente, o mais alto possível. Seus ombros devem ir pra cima e para trás durante a elevação. Aperte as escápulas. Tente, ainda que pareça impossível, tocar suas orelhas com o trapézio. Flexione o pescoço levemente para frente quando elevar os ombros. Flexione levemente os antebraços.
- Mantenha a posição superior por cerca de 2 segundos antes de descer o peso.
- Continue apertando as escápulas, mesmo quando o peso está sedo abaixado, por cerca de 2/3 do caminho. Não desça o peso de forma desordenada, controle sempre o movimento.
- Expire na subida e inspira na descida.
Stay strong !
Betão
Comentários
Postar um comentário