O descanso ativo
Uma opção pra quem tem pouco tempo pra treinar e quer emagrecer, pro maninho que não tem "paciência" pra ficar no aeróbio por grandes períodos, pro hiper ativo, pra quem almeja maior resistência muscular, para lutadores, etc é o descanso ativo (ou método intervalado).
O descanso ativo, na verdade, não tem nada de descanso. No lugar do tradicional "descanse 1 minuto entre as séries", esse 1 minuto (que também pode ser mais ou menos) é preenchido com alguma atividade, que pode ser aeróbica (esteira, corrida, elíptico, bike, etc), resistido (abdominal, etc) ou misto (aeróbio com membros superiores se estiver fazendo membros inferiores, por exemplo).
Com o descanso ativo o consumo de oxigênio fica mais acelerado e o corpo demora mais pra voltar "ao normal", o que acarreta um aumento na queima de calorias por mais tempo.
Mas não é só chegar na academia e arrebentar porque leu no blog do Betão. É necessário passar por um período de adaptação se você é novo na arte de puxar um ferro. Tudo no seu tempo.
Um exemplo de descanso ativo aeróbico pode ser o seguinte :
15 repetições no peck deck com 1 minuto de esteira entre as séries
Um exemplo de descanso ativo resistido :
15 repetições no agachamento livre com 30 abdominais ao invés do tradicional descanso de 60 segundos
Um exemplo de descanso ativo misto :
12 repetições de rosca direta com 30 segundos de bike e mais 15 repetições de cadeira extensora.
Stay strong
Betão
Comentários
Postar um comentário