REPETIÇÕES PARCIAIS
O método da repetição parcial consiste em não trabalhar, o exercício, com
a amplitude total da articulação, realizando apenas parte do movimento
articular. As contrações podem ser concêntricas completas e excêntricas
incompletas, concêntricas incompletas e excêntricas completas, ou com ambas
incompletas.
Este método possibilita ao praticante
ultrapassar ao ponto de fadiga muscular momentânea (ponto falho) sem ajuda de um
companheiro, realizando 1 a 4 repetições parciais, além das repetições
completas, nas porções fáceis do arco articular do movimento.
Por exemplo, num exercício de supino os 2 a
4 movimentos a mais poderiam estar compreendidos entre o ponto que antecede o
falho e a posição final de extensão total dos cotovelos, ou da clavícula ao
ponto que antecede o falho. Uma outra opção de utilização deste método nos é
apresentada por JOE WEIDER (1986) através, do que ele denomina de
"queimada". A queimada são repetições rápidas de movimentos curtos
(contração concêntrica e excêntrica incompletas), de 5 a 8 centímetros de amplitude,
podendo chegar até 20 repetições a mais do que as que levaram o músculo a
fadiga momentânea.
Outra forma de aplicação deste método é a
utilização da repetição parcial desde a primeira repetição do grupo (série),
priorizando, assim, o incremento de força em um percurso específico do
movimento articular, prevenindo ou recuperando uma lesão.
A utilização deste método nos leva, como
adaptação, a hipertrofia muscular. A intensidade do trabalho é muito alta por
anular ou reduzir o tempo em encaixes articulares que diminuem a tensão
muscular. Sua aplicação é bastante freqüente, também, em processos de
reabilitação.
O decréscimo da
flexibilidade é a grande desvantagem do método, que pode ser neutralizada
através da periodização, incluindo-se, adequadamente, o trabalho de
flexibilidade.
BIBLIOGRAFIA
Hegedús, J. de - Teoria general y especial dei entrenamiento
deportivo. Editorial Stadium, Buenos Aires, 1972
Bittencourt,
N. - Musculação: Uma abordagem metodológica. Sprint, Rio de Janeiro, 1986
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