sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Sou iniciante e meu professor só me coloca em aparelhos. Está correto?


Se você se enquadra nessa situação, muito provavelmente, seu professor defende que aparelhos são mais seguros, que são guiados e que a chance de você se lesionar é menor. Ledo engano!

O uso abusivo de aparelhos de musculação não é uma estratégia adequada para um iniciante. Eu também já presenciei esse discurso várias e várias vezes. O professor, todo serelepe, ao ver um aluno novo, já o coloca no aparelho de supino (deitado ou vertical) se for um menino e na cadeira extensora se for uma menina.

Então vamos ver qual é a função da máquina? Ele possui UMA única função: ISOLAR um grupo muscular em um determinado exercício. Por isso ela possui várias partes móveis. Pra você poder alterar a altura, espaçamento, etc. Por isso ela é cheia de furinhos nas guias. 

E qual o problema disso para um iniciante?

No iniciante, a sua capacidade de gerar força está muito abaixo do padrão e isolar um músculo, nesse caso, pode gerar uma lesão séria.
Vamos pegar o exemplo da cadeira extensora pra meninas: o objetivo do aparelho é isolar o trabalho dos quadríceps. Quando isolamos um grupo, significa mais estresse sobre esse grupo e sobre a articulação envolvida, o que pode ocasionar lesão mais rapidamente em pessoas não adaptadas ao treinamento.

Aparelhos podem parecer uma opção segura pra iniciantes, mas deve-se tomar muito cuidado com esse pequeno detalhe!

Stay strong!

Betão

3 comentários:

  1. O cruel é que como você receber uma indicação de um profissional tem se a impressão de estar fazendo o exercício mais correto do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Vejo muitos professores colocando todo tipo de aluno pra fazer cadeira adutora, do gordinho ao magrinho. Seria correto afirmar que isso é um grande erro devido a falta de flexibilidade, ou um possível encurtamento nas fibras musculares da região em questão e pelo que foi citado no texto ?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ivan, não vejo problema na adutora, desde que respeitado a flexibilidade individual de cada um. A cadeira em questão possui várias partes móveis que servem de ajuste individual. O problema é abusar do excesso de prescrição de exercícios em aparelhos, negligenciando os movimentos com halteres e barras.

    ResponderExcluir