segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Repetição acentuada negativa: o que é e como fazer


Uma série com repetições negativas pode ser de grande valia pra aumentarmos a intensidade do treino. A maioria já sabe o que é uma repetição negativa (treino excêntrico), onde o camarada realiza a fase excêntrica sozinho e um "bro" faz a fase concêntrica pra ele. Alguns confundem o treino negativo com as repetições forçadas. O treino negativo pode começar, já, com mais carga que você aguenta 1RM, necessitando de ajuda desde a primeira repetição. Uma boa técnica de treino negativo demanda que sua fase excêntrica demore mais que sua fase concêntrica.

Por exemplo, imagine que você consiga fazer 1RM no supino reto com 100kg. Inicie, então, seu treino negativo com mais de 100kg e um parceiro de treino, por exemplo, 106kg. Você vai descer a barra até o peito, controladamente e quando ela tocar seus mamilos, o amigo "puxa" a barra pra cima, com sua ajuda, claro.

Mas há uma maneira menos usual de tirar proveito nas negativas, a técnica se chama repetição acentuada negativa. Nessa metodologia, você levanta o peso com os dois membros mas abaixa apenas com um.

Alguns exemplos onde isso pode ser feito incluem as extensões de pernas, leg press, supino vertical, etc. Basicamente, você consegue realizar as repetições negativas acentuadas em aparelhos em que ambos os membros se movem em um braço de movimento, não sendo possível em máquinas unilaterais.

Espero que tenham gostado do post e tentem realizar a técnica em momento oportuno.

Stay strong !

Betão

Nenhum comentário:

Postar um comentário