terça-feira, 7 de junho de 2016

Descomplicando o levantamento terra


Sempre preguei que pra você ser um bom professor na sala de musculação, deve saber ensinar apenas com palavras, isso é, sem colocar as mãos no aparelho, halter, aluno, etc.
 
Ainda acho que é um diferencial saber usar sua oratória, ainda mais hoje em dia, que ninguém sabe nada, ou quase nada.
 
Pode ser muito útil quando você ensina alguém do sexo oposto, pois suas mãos podem provocar descargas elétricas e a pessoa se apaixonar num instante.
 
Baseado nisso, vou fazer um guia de como ensinar o levantamento terra pra um aluno que nunca o fez. Esse é um exercício polêmico e se você não o ensinar corretamente, corre-se o risco de provocar sérias lesões ... no caso mais brando, apenas algumas risadas pela execução bizarra.
 
Dito isso, é assim que devemos ensinar a prática do levantamento terra :
 
Posicione-se próxima à barra, de modo que, olhando de cima, você consiga identificar metade dos seus pés, sob ela, divididos pela barra. 


Metade dos pés de um lado, metade do outro. Veja bem: metade do seu pé, o pé todo, incluindo o calcanhar, lá trás e não apenas a parte que você consegue ver. Você vai perceber que, dessa forma, a barra fica muito próxima de suas canelas.


Acomode-se de modo que a largura dos seus pés seja igual ou ligeiramente maior que a largura dos seus ombros.


Sem abaixar os quadris, pegue a barra com a pegada que lhe convém fazer o levantamento terra, em uma posição bem ao lado das suas pernas. Não deixe seu bumbumzinho abaixar e não mova a barra.


Dobre seus joelhos até que suas canelas toquem a barra, abaixando, sim, agora, a poupança.

 
Levante seu peitoral e puxe a barra pra cima.



That´s all, folk´s

Stay strong!

Betão

2 comentários:

  1. Boa, Betão ! E para o levantamento terra "sumô", se aplica também ?

    ResponderExcluir
  2. E quanto a dificuldade em sentir a contração dos músculos ? O que posso fazer treino e a três anos consecutivos sinto todos exercícios menos remada curvada, terra, remada cavalinho,já tentei fazer mais rápido mais devagar pausar no final do movimento, usar mais carga menos carga ficar com as costas mais elevadas mais paralelas ao chão, tentar juntar as escapulas etc etc , alguma dica Betão te acompanho smp é incluiu oq aprendo no treino vlww

    ResponderExcluir