quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Evitando as lesões no ombro


Nós, que treinamos, sofremos muitas lesões nos músculos de rotação dos ombros, porque os trabalhamos pouco. Para prevenir lesões no ombro, podemos executar a rotação lateral com halteres. Para isolar ainda mais o movimento, podemos utilizar um acessório chamado shoulder horn, tornando o exercício ainda mais eficaz, ajudando a posicionar corretamente os braços.

A rotação lateral dos braços é simples e mais eficaz quando se usa como auxiliar um shoulder horn. Este equipamento segura a parte superior dos braços e coloca os cotovelos ligeiramente para frente. Deve-se utilizar halteres de pouco peso (geralmente aqueles pesinhos coloridos) e colocar os braços e paralelo com o solo.

Mantenha o corpo numa posição correta e estável, mantenha a respiração normalmente enquanto executa o movimento de subir e descer os braços. Movimentos lentos e controlados produzem mais resultados.

Se você não tiver um shoulder horn, poderá executar o mesmo movimento da seguinte forma: sente-se ao lado de um banco e coloque o braço em cima dele. Utilize um halteres com pouco peso e faça o movimento de rotação dos ombros, levantando e abaixando os punhos.

Nesse exercício, o braço sofre uma rotação lateral. A parte superior do braço roda para frente com o eixo na linha do úmero.


Mais uma vez, ressalto que o shoulder horn coloca a parte superior do braço no plano escapular (uma posição bastante confortável) trabalhando os músculos que fazem a rotação do ombro.

Para quem treina, a rotação lateral é um exercício importante para aumentar a força de dois dos quatro músculos envolvidos na rotação do ombro, cujo desenvolvimento é necessário em diversos exercícios como press de ombro, supino e elevações laterais.

A rotação lateral dos ombros é ainda muito importante em esportes como handebol, golfe, voleibol, tênis, baseball, etc. Em qualquer dessas situações, é necessário fazer uma forte contração excêntrica e rotação lateral, abaixando lentamente os braços.


Stay strong!

Betão

Nenhum comentário:

Postar um comentário