Evitando as lesões no ombro


Nós, que treinamos, sofremos muitas lesões nos músculos de rotação dos ombros, porque os trabalhamos pouco. Para prevenir lesões no ombro, podemos executar a rotação lateral com halteres. Para isolar ainda mais o movimento, podemos utilizar um acessório chamado shoulder horn, tornando o exercício ainda mais eficaz, ajudando a posicionar corretamente os braços.

A rotação lateral dos braços é simples e mais eficaz quando se usa como auxiliar um shoulder horn. Este equipamento segura a parte superior dos braços e coloca os cotovelos ligeiramente para frente. Deve-se utilizar halteres de pouco peso (geralmente aqueles pesinhos coloridos) e colocar os braços e paralelo com o solo.

Mantenha o corpo numa posição correta e estável, mantenha a respiração normalmente enquanto executa o movimento de subir e descer os braços. Movimentos lentos e controlados produzem mais resultados.

Se você não tiver um shoulder horn, poderá executar o mesmo movimento da seguinte forma: sente-se ao lado de um banco e coloque o braço em cima dele. Utilize um halteres com pouco peso e faça o movimento de rotação dos ombros, levantando e abaixando os punhos.

Nesse exercício, o braço sofre uma rotação lateral. A parte superior do braço roda para frente com o eixo na linha do úmero.


Mais uma vez, ressalto que o shoulder horn coloca a parte superior do braço no plano escapular (uma posição bastante confortável) trabalhando os músculos que fazem a rotação do ombro.

Para quem treina, a rotação lateral é um exercício importante para aumentar a força de dois dos quatro músculos envolvidos na rotação do ombro, cujo desenvolvimento é necessário em diversos exercícios como press de ombro, supino e elevações laterais.

A rotação lateral dos ombros é ainda muito importante em esportes como handebol, golfe, voleibol, tênis, baseball, etc. Em qualquer dessas situações, é necessário fazer uma forte contração excêntrica e rotação lateral, abaixando lentamente os braços.


Stay strong!

Betão

Comentários

Postagens mais visitadas