quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Você demora muito pra treinar!!!

"Betão, meu treino está durando quase duas horas. Certinho, né?". Certinho uma pinóia. Quem disse que treinar mais promove melhores resultados ?

A duração de uma sessão de musculação depende de algumas variáveis de treinamento : número de exercícios, velocidade de execução do movimento, número de séries por exercício, intervalo de descanso entre séries e exercícios.

Vou exemplificar uma sessão de treinamento para iniciante, para que se possa calcular o tempo estimado de sua duração.


  • Número de exercícios : 9
  • Número de séries : 3
  • Número de repetições : 10
  • Velocidade de execução : 1 segundo pra cada fase (concêntrica e excêntrica), totalizando 2 segundos
  • Intervalo entre as séries e exercícios : 90 segundos


Cálculo do tempo de duração da sessão :

Duração da sessão = nº de exercícios X nº séries X nº repetições X velocidade de execução + [intervalo entre séries x (nº exercícios X nº séries)]

Duração da sessão = 9 X 3 X 10 X 2 + [90 X (9 x 3)]
Duração da sessão = 540 + (90 x 27)
Duração da sessão = 540 + 2430
Duração da sessão = 2970 segundos
Duração da sessão = 49,5 minutos


Ou seja, pimpolhos ... se você vai treinar e tem que fazer 9 exercícios, 3x10, leva 2 segundos pra executar o movimento completo e descansa 90 segundos entre as séries e os exercícios, seu treino deve durar aproximadamente 50 minutos e não 2 horas !!!!

Para indivíduos de nível intermediário ou avançado, a quantidade de exercícios e séries pode ser semelhante, notando-se alteração em outras variáveis de treinamento (escolha dos exercícios, número de repetições, intervalo entre as séries, etc). Portanto, o tempo estimado de duração é semelhante.

Com introdução de bi-sets, tri-sets e outras técnicas mais avançadas de treinamento, seu treino de musculação deve durar, no máximo 50 minutos a 1 hora.

Stay strong !

Betão

2 comentários: