domingo, 22 de novembro de 2015

Porque usar elásticos ou correntes no levantamento terra?

Pergunta enviado pelo amigo Márcio Pontes, do Rio Grande do Sul : "Betão, vejo alguns camaradas usando elásticos ou correntes no levantamento terra e não entendo o porquê. Porque seria?"

Colocar elásticos ou correntes em um levantamento é um exemplo comum de utilização de meios especiais para alterar a resistência na trajetória do movimento.

Os músculos tem diferentes capacidades de desenvolvimento de força em diferentes ângulos articulares devido, principalmente, à mudança de valores de tensão no músculo.

Como resultado, sempre que um atleta realiza um movimento com uma quantidade de resistência fixa, é sempre o ângulo da articulação mais fraca que está sendo mais treinada.

Quando elásticos ou correntes são adicionadas a um aparelho ou barra (levantamento terra, supino, etc), existe cada vez mais a resistência na parte superior da trajetória do movimento, como correntes são desenroladas a partir do chão ou a tensão dos elásticos vai aumentando.

Isso permite que atletas desenvolvam tensão máxima em pontos relativamente fortes através da sua amplitude de movimento e não apenas no ponto mais fraco.

Nos esportes onde grande força deve ser desenvolvida em diferentes ângulos articulares, treinar com elástico ou correntes pode ser muito benéfico.

Stay strong !

Betão

Nenhum comentário:

Postar um comentário