domingo, 14 de setembro de 2014

Suas panturrilhas não crescem ? Você pode estar fazendo algo errado

A flexão plantar com o joelho estendido é um dos mais efetivos e importantes exercício para a maioria dos atletas e praticantes de musculação pois, além de participar da maioria dos gestos esportivos, os músculos gastrocnêmio e sóleo são importantes bombeadores de sangue venoso de volta ao coração.

Para os praticantes de musculação por motivos estéticos, estes músculos também devem ser enfatizados, porque melhoram o equilíbrio de volume entre a perna e a coxa, deixando uma aparência mais harmoniosa para o membro inferior.

Análise Biomecânica do Exercício
A posição em que o braço de momento da resistência é o maior de todo o percurso do movimento é quando os pés estão a 90° em relação à tíbia. Desta posição para cima ou para baixo, o braço de momento da resistência diminui, exigindo menos do gastrocnêmio e do sóleo.

É necessário levar o calcanhar para baixo da posição neutra antes de começar o exercício, para que os músculos comecem a flexão plantar partindo de pré-estiramento (dorsiflexão), favorecendo, assim, a relação força-comprimento e a total amplitude de movimento desta articulação.

A posição de pré-estiramento no começo do exercício se assemelha à posição em que o tornozelo fica antes de realizar qualquer movimento de flexão plantar, partindo do solo, nos esportes. A única diferença é que, numa cadeia cinemática fechada, em vez de o calcanhar ficar abaixo da horizontal, a tíbia é que se projeta na direção do solo na intenção de aumentar à dorsiflexão e preestirar o gastrocnêmio e o sóleo.

Para o completo desenvolvimento muscular é necessário que o movimento seja realizado na maior amplitude articular permitida por esta articulação.

O músculo gastrocnêmio é bi-articular e por isso realiza flexão plantar do tornozelo e flexão do joelho. Apesar de este músculo ser principalmente um flexor plantar, os movimentos de flexão do joelho devem ser executados para desenvolvê-Io totalmente.

O equilíbrio não é necessário, quando este exercício é executado no aparelho, diminuindo, assim, a ação dos músculos estabilizadores. Portanto, para o desenvolvimento deste grupo muscular, no intuito de melhorar um gesto esportivo, o exercício mais indicado é a flexão plantar com peso livre. O exercício exige equilíbrio e a participação dos estabilizadores, o que se assemelha mais com o gesto esportivo.

Se o executante não conseguir realizar uma grande dorsiflexão antes de começar o movimento, por causa de insuficiência passiva do gastrocnêmio, é necessário realizar exercícios de alongamento espe cíficos para este músculo.
Quando este exercício é realizado com o joelho em flexão, o gastrocnêmio não consegue realizar o movimento com eficiência, por causa de uma insuficiência ativa.

Há um grande componente translatório de compressão durante toda a amplitude do movimento. Isto favorece a estabilidade da articulação do tornozelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário