terça-feira, 30 de outubro de 2012

Diversificar sem mudar !

Alguns dias atrás, um aluno veio me procurar. Estava na hora de trocar a ficha de treino. Mas ele estava tão satisfeito com a série que não queria mudar os exercícios.

Mudo o treino do aluno a cada 2 meses. Alguns, só depois de 3 meses. Acho que é um bom tempo pro aluno evoluir nos exercícios, aumentar as cargas, antes de perder o estímulo muscular.

Mas voltando ao caso do aluno. Ele não queria mudar os exercícios mas queria "mudar alguma coisa". Uma solução simples era mudar apenas as repetições. A série pedia 4 séries de 10 repetições. Eu poderia pedir pra ele começar a fazer 3x8, por exemplo. Mas isso não me deixaria satisfeito. Pensei em algo que pode ser utilizado por muitos professores.

Com ele fazia um treino ABC e não vinha todos os dias, o dia de treino variava quanto ao grupo muscular. Pensei no seguinte esquema :

  • Quando o treino "caísse" na segunda ou quinta, ele faria 4x8
  • Quando o treino "caísse" na terça ou sexta, ele faria 3x6 com aumento de carga
  • E quando o treino "caísse" na quarta ou sábado, ele faria 5x12


Você também pode utilizar esse modelo se não quiser trocar seus exercícios, no intuito de diversificar o treino.

Aluno satisfeito, professor, satisfeito !

Grande abraço !

Betão

4 comentários:

  1. Betão, eu sempre faço a variação de séries e repetições por semana. Por exemplo, monto o treino já planejamento as semanas de trabalho ordinário (foco hipertrofia), semanas para ganho de força e semanas de recuperação (foco resistência). Faz alguns anos que utilizo esse método e sempre colhi bons frutos.
    Abraço e bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. Ae tio betao, sou um fan hardcore seu desde a epoca da FAM no orkut, e sempre acompanho seu blog pra ter novas ideias. Eu tinha voce add no facebook e de repente vc sumiu, entao percebi q fui excluido e bloqueado sem motivo oO Poderia me desbloquear para que eu possa continuar acompanhando seus posts engraçados no face? rs, há-braços

    ResponderExcluir
  3. Que estranho, Igor ... me passa o link do seu face, por favor ....

    ResponderExcluir
  4. Você pode alterar o tempo de cadência, o tempo de descanso, as repetições, as séries, o volume ou intensidade e claro o próprio peso. Mas aí betão, senti falta de compostos nesse treino, onde estão? 3 exercícios pra bíceps, o mesmo tanto pra costas, num é muito pro coitado do bíceps? Abraço

    ResponderExcluir