terça-feira, 30 de agosto de 2011

Guia definitivo sobre a cafeína



Há uma certa polêmica girando em torno da cafeína há um certo tempo. Presta ou não presta? Estimula ou não ? “Queima” a gordura ? Faz mal ? Bom, é com ela que iremos flertar hoje ...

Se alguém te perguntar o que é a cafeína você sabe responder ? A maioria das pessoas saberia o que é mas não saberia “traduzir” em palavras. Então o tio vai ajuda.

A cafeína é um substância conhecida mundialmente. É um alcalóide (é uma substância de caráter básico derivada principalmente de plantas mas não somente delas, podendo ser também derivadas de fungos, bactérias e até mesmo de animais, que contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono) e atua como poderoso estimulante do SNC (sistema nervoso central). Possui alguns efeitos desejáveis :

- aumenta a concentração e o estado de alerta

- provoca a constrição das veias (ideal para dores de cabeça, por exemplo)

- promove a abertura dos alvéolos pulmonares (ideal para asmáticos)

- facilita que os depósitos de gordura liberem suas células na corrente sanguínea

- potencializa o metabolismo

- mascara a dor durante o exercício

A  melhor forma de ingerir a cafeína é na forma anídrica, ou seja, através de suplementos e a dose varia de 100mg a 300mg, 1 a 2 vezes por dia. Mas isso não significa que você não deva tomar o cafezinho tradicional. Apenas se recomenda que não seja tomada no período da noite, pois seu efeito estimulante vai acabar prejudicando seu sono de Bela Adormecida.
Um mito existente sobre a cafeína é que ela pode provocar ataque cardíaco. Nada a ver, pimpolho!

Outra coisa a ser observada é que a cafeína atua nos rins, aumentando o volume urinário, por isso, é considerada diurética. Todavia, causa uma diurese muito suave, não afetando de forma expressiva o treinamento ou a saúde.
Como vocês podem ver, a cafeína possui inúmeros benefícios ... o que você está esperando pra começar a usufruí-los ?

Stay strong !

Betão Marcatto

5 comentários:

  1. pode tomar, mesmo tomando creatina?

    ResponderExcluir
  2. Pessoal confundiu que a cafeína possui propriedades diuréticas e a creatina que retém líquido intracelular, dizendo que são opostas e, por isso, uma anularia a outra. O que pode acontecer, na verdade, é o atraso, se acontecer. Você pode observar que muitos suplementos possuem as duas em suas formulações.

    ResponderExcluir
  3. É realmente. Mas como minha creatina ta acabando vou esperar. Depois de um mês eu começo com a cafeína, aí o bom pra usar é 3 vezes por semana né, pra o organismo não "acustumar"?

    ResponderExcluir
  4. nossa betao o blog ta como sempre exelente com informaçao de muita qualidade muito bom este post de grande ajuda vlw

    ResponderExcluir