segunda-feira, 13 de junho de 2011

STRONGMAN - PASSO A PASSO - PARTE III

DIETA DOS MONSTROS

Olá, queridos amigos. Vamos falar sobre o quê ? Depois de um domingão na casa da mama, nada mais agradável que continuar falando de comida, alimentação. Claro que na versão “jumbo”, ou seja, na versão STRONGMAN.
Nossos competidores terão que escolher, no vasto cardápio alimentar, alimentos que os ajudem a ganhar massa muscular, alimentos que os ajudem a recuperar as calorias gastas em treinos exaustivos, alimentos que dêem ânimo, que sejam “saudáveis”, ou seja, que consigam suprir a necessidade de um atleta de força.

Claro que cada competidor possui uma estratégia diferente, baseada em anos de tentativa-e-erro. A dieta, como sempre, deve ser individualizada, feita sob medida, e coisas como “dieta-da-lua”, “dieta-da-aveia”, “dieta do limão”, ou “dieta do sabonete” não vão ajudar em nada. Aliás, esses tipos de dietas são uma febre atualmente, vendendo milhares de exemplares de livros, revistas, aparecendo em programas de televisão e ganhando adeptos a cada dia ... tamanha é a ignorância e falta de informação de quem compra ou assiste uma blasfêmia dessas.

Convenhamos, onde já se viu falar em “Dieta do Alfabeto” ???? Pois é, dieta do Alfabeto ! Uma dieta muito simples e divertida de se fazer, onde você deve escolher alimentos que acompanhem o nosso abecedário, ou seja, no primeiro dia você só pode comer alimentos cujo nome comecem com a letra A, no segundo dia, alimentos com a letra B e assim por diante. Além da dieta propriamente dita, também deve ser um exercício de raciocínio, pois, você tem que ficar imaginando o que comer nos dias N (nabo?), K (kiwi?), W (waffle?) e assim por diante. Pura enganação. Ou você acha que o algum strongman faz a dieta da sopa e por isso ele é daquele tamanho ?

Existe um grande leque de dietas sérias, como a dieta do Guerreiro de Ori Hofmekler, a Metabólica do Mauro di Pasquale, a Isométrica de Dan Duchaine e por aí vai. Qual é a melhor ? Qual funciona ? Depende.
O sucesso de cada uma dessas dietas dependerá do seu tipo físico, das adequações que você deverá fazer no seu treinamento, mas, acima de tudo, do seu COMPROMETIMENTO com a dieta e com você mesmo. Mas de uma coisa você pode ter certeza : qualquer que seja a dieta escolhida, terá que ser seguida à risca, e isso exige disciplina. Aliás, musculação é um estilo de vida que engloba muitas variáveis : alimentação, treino, descanso, suplementação, ergogênicos, etc. e o sucesso está intimamente ligado à sua dedicação e, muitas vezes, à sua privação de algo. Não existe a dieta certa ou errada, melhor ou pior, e, sim, estratégias diferentes. Vamos, então, analisar algumas dietas dos monstros do STRONGMAN.

A primeira dieta é do norte-americano Derek Poundstone, campeão do Arnold Classic Strongest Man 2009 e grande revelação do ano em campeonatos de força. Ficou em 4º lugar no World´s Strongest Man 2009, depois de Brian Shaw, Mariusz Pudzianowski e Zydrunas Savickas. Ganhou vários títulos nos EUA e sua popularidade sobe a cada dia. Eu, particularmente, sou fã do cara.



Dieta de Derek Poundstone
7:30h
- 1 xícara de aveia
- 1 xícara de frutas sortidas (maçã, pêra, banana)
- Shake de proteína (leite, albumina e whey protein)
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva virgem extra
- Suco de legumes (cenoura, beterraba)
- Multivitamínico
- Enzimas digestivas
- 2 comprimidos de Omega 3

10:00h
- café e água

12:30h
- Sanduíche de manteiga de amendoim no pão integral
- 2 bananas
- 1 xícara de feijão ou grão-de-bico
- Shake de proteína (leite, albumina e whey protein)
- 1 colher de sopa de azeite de oliva virgem extra
- Algum tipo de vegetal
- Enzimas digestivas
- 2 comprimidos de Omega 3

15:00h
- chá verde

16:30h
- Salada  verde
- 400g de filé de peito de frango
- 400g de macarrão com molho 
- 50g de aveia
- Shake de proteína (leite, albumina e whey protein)
- Enzimas digestivas

19:00h
- Shake de proteína (leite, albumina e whey protein)

22:00h
- Shake de proteína ou queijo cottage com frutas (geralmente, uva-passa)
- anti-oxidantes
- 2 comprimidos de Omega 3

A dieta acima foi feita sob medida para o atleta e não deve ser seguida por outra pessoa, senão por ele mesmo. Para a confecção da dieta, levou-se em conta diversos fatores : calorias gastas em treinos diários, metabolismo basal, peso do atleta, horário em que ele acorda, horário em que vai se deitar. Etc. Ou seja : NÂO é uma dieta que serve para todo mundo, NÃO é uma dieta popular, você NÃO vai encontrar essa dieta nas páginas centrais da TODA TEEN ou da revista DIETA JÁ.

Como toda e qualquer dieta séria e bem feita, ela é dinâmica, ou seja, sempre é ajustada de acordo com a fase em que o atleta se encontra : ela sofrerá mudanças ao longo do ano, dependendo da competição ou evento escolhido pelo atleta para participar ou se o atleta tirou suas merecidas férias.

Outro exemplo de dieta que veremos agora é a de Hugo Girard, competidor canadense do WSM, cujo objetivo é baixar o percentual de gordura para 10%. Girard nasceu em 20 de dezembro de 1971. Cinco vezes campeão do Strongest Man realizado no Canadá, começou a levantar pesos com 5 anos de idade. Com 1,89m e pesando 150kg é policial em sua cidade natal e, infelizmente, se afastou das competições por causa de uma lesão no pé. É responsável por vários recordes no WSM que ainda não foram quebrados.



Dieta de Hugo Girard
7:00h
5 ovos inteiros

9:30h
30g de nozes
60g de whey protein isolada

12:00h
300g de carne vermelha magra
2 xícaras de vegetais

14:00h
60g de whey protein isolada

17:30h
300g de carne vermelha magra
2 xícaras de vegetais
20:00h
4 ovos inteiros

21:30h
60g de proteína isolada
30g de nozes

Como podemos observar, até mesmo os atletas de força ciclam a dieta, manipulando os carbos. Há períodos em que querem ganhar massa muscular, mas alguns também tem a preocupação de aparecer em um campeonato mais “enxuto”. Não é o ano todo a orgia alimentar que muitos pensam ser e digo, mais uma vez, a dieta é feita de acordo com o objetivo atual do atleta.

Citei 2 exemplos de dietas seguidas por 2 campeões mundiais em seus respectivos países. A primeira dieta com o objetivo de ganho de peso e a segunda com objetivo de ganho de qualidade muscular. Claro que, aliado à dieta, os competidores fazem uso de ergogênicos e fazem adaptações em seus treinamentos.
Vou citar agora um exemplo de dieta bem simples seguida por Barry Von Perkins, norte-americano, competidor em eventos menores regionais, mas que está tentando alcançar índice para competir em eventos maiores. Vocês irão observar que, por se tratar de um novato, sua dieta é bem diferente das dietas dos já consagrados monstros do STRONGMAN. E porque isso ? Mais uma vez : porque a dieta é individual e depende da fase de treino em que o atleta se encontra. Barry quer aumentar sua massa muscular mas também está preocupado com o percentual de gordura. A dieta é rígida, apenas com alimentos de qualidade mas em grande quantidade. Destaque para a quantidade de whey protein ingerida diariamente, que faria com que qualquer nutricionista tenha um infarte.



Dieta de Barry Von Perkins
6:00h
300 g de arroz integral
queijo cottage
300g de peito de frango
50 g de whey protein
50g de aveia

9:00h
200g de arroz integral
queijo cottage
200 g de peito de frango
25g de whey protein

12:00h
300g de arroz integral
queijo cottage
300g de peito de frango
12 ovos cozidos

15:00h
200g de arroz integral
200 g de peito de frango

18:00h
200g macarrão integral
queijo cottage
200 g de peito de frango

21:00h
12 claras de ovos cozidas
queijo cottage
100g de peito de frango
30 g de whey protein

O mais importante aqui é que fique bem claro que existem muitas estratégias alimentares e que um atleta de nível profissional, como é o caso dos 2 primeiros desse artigo, já testou, com certeza, vários tipos de dietas e é com os anos de experiência que conseguiu perceber o que realmente funciona ou não.
É basicamente isso o que eu queria passar para os amigos. Continuem treinando forte, se alimentando corretamente, estudando bastante com paz e muita saúde.
Stay strong !

Betão Marcatto

7 comentários:

  1. Poe os créditos pelo menos. Copia o post da fam e não coloca os créditos é tenso :D

    ResponderExcluir
  2. Que mané, FAM .. o artigo é meu, eu escrevi, quem deveria ter colocado o crédito é quem postou lá. Aqui não tem copiar e colar, não. Vai se informar melhor, bedelho !

    ResponderExcluir
  3. O artigo original já tem mais de 1 ano, quando escrevi a série "ABC do Strongman"

    ResponderExcluir
  4. O cara não manja nada e vem encher o saco. Ainda bem que sempre temos um coice bem servido do Betão kkkk

    ResponderExcluir
  5. Pow, foda, né, Daniel ...
    This is my house, man ! Shut up and get out !

    ResponderExcluir
  6. nao esquenta BETAO que cu de frago tem proteina

    ResponderExcluir
  7. Interessante essa dieta do Hugo Girard. Sem carboidrato nenhum... Sabe explicar qual o fundamento disso? Pensei que um minimo de carboidrato fosse necessário para uso de energia.

    ResponderExcluir