domingo, 18 de setembro de 2016

Pergunte ao Betão: hérnia de hiato


O amigo Rodrigo Calderon enviou a pergunta: "Betão, tenho hérnia de hiato estável desde os 12 anos de idade e queria saber se existe algum exercício proibido pro meu caso. O professor da academia onde treino disse que não."

Caro Rodrigo, primeiro vamos deixar claro aos leitores que podem não estar familiarizados, o que é hérnia de hiato.

O que é Hérnia de hiato?
A hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma. O diafragma é a camada de músculo que separa o tórax do abdômen. Esse músculo é utilizado na respiração.

Causas
Ainda não estão claras as razões que levam uma pessoa a desenvolver hérnia de hiato, mas cientistas acreditam que este problema possa ser resultado de um tecido enfraquecido, que permite que o estômago inche através do diafragma. Tudo indica que a pressão sobre o estômago possa contribuir para a formação de hérnia de hiato.
O diafragma é um grande músculo em forma de cúpula que separa a caixa torácica do abdômen. Normalmente, o conteúdo do esôfago passa para o estômago por meio de uma abertura no diafragma chamada hiato. As hérnias de hiato ocorrem quando o tecido muscular em torno desta abertura fica fraco, e a parte superior do estômago protrai-se através do diafragma para dentro da cavidade torácica. 

Sintomas 
As hérnias de hiato pequenas geralmente não causam nenhum sinal ou sintoma. Já as grandes podem causar uma série deles. Veja:
  • Azia, que costuma piorar quando a pessoa deita ou se curva para frente
  • Arrotos
  • Dificuldade para engolir
  • Fadiga
  • Dor no peito
Na verdade, a hérnia de hiato por si só raramente causa sintomas. A dor e o desconforto são normalmente causados pelo refluxo de ácido gástrico, ar ou bile. O refluxo ocorre mais facilmente quando a pessoa tem a hérnia de hiato, embora essa não seja a única causa do refluxo

Tratamento
Os objetivos do tratamento da hérnia de hiato são o alívio dos sintomas e a prevenção de possíveis complicações.
A redução do refluxo de conteúdo estomacal para o esôfago (refluxo gastroesofágico) aliviará a dor. Podem ser prescritos medicamentos para azia, remédios que neutralizem a acidez estomacal, diminuam a produção de ácido ou fortaleçam o esfíncter esofágico inferior (o músculo que impede o ácido de retornar pelo esôfago). 

Baseado no que acabamos de ler, acredito que o supino declinado, por exemplo, não seja o mais indicado, pois poderá favorecer o refluxo e a esofagite. Eu evitaria qualquer exercício feito nessa angulação.

Stay strong !

Betão

OBS : MANDE SUA DÚVIDA PARA O E-MAIL MRFREAKY2011@HOTMAIL.COM E, SE FOR PERTINENTE, SERÁ PUBLICADA NO BLOG DO BETÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário