quarta-feira, 3 de agosto de 2016

"Não pode fazer agachamento"


"Profi, tenho lordose"
- Não pode fazer agachamento

"Profi, tenho cifose"
- Não pode fazer agachamento

"Profi, tenho escoliose"
- Não pode fazer agachamento

"Profi, tenho fimose"
- Não pode fazer agachamento

É triste ver a reação de alguns ""professores"" (com quatro aspas mesmo) ao se deparar com uma situação de certo desconforto pra eles. Parece quase unânime que essa geração pão-com-ovo está cada vez menosprezando mais e mais situações não-corriqueiras. Se você não possui algum patologia, desvio postural ou não se enquadra em algum grupo especial, já é uma guerra conseguir algo desses pseudo-professores enraizados na sala de musculação. Imagine, então, se você é hipertenso, diabético, está na terceira idade, osteoporótico, com sarcopenia, com condropatia ... você está, verdadeiramente enrascado!

Não se formam professores aptos a lidar com isso. Não se especializam. Não se interessam. São falastrões brincando com a saúde de nossos familiares. Não sabem a diferença entre escoliose e lordose. Não sabem orientar diabéticos. Tudo pra eles é "não pode fazer o agachamento", "tome muita água" e "descanse, pelo menos, 6 horas por dia" .... essa é a orientação clichê que eles sabem e difundem.

"Pra que você está escrevendo um texto assim, Betão? Pra disseminar o ódio? Qual é o propósito?"

Simples, caro pimpolho ... pra você ficar de sobreaviso ... que as coisas vão piorar ... e piorar ... e piorar ... você, provavelmente, já foi mal orientado por um desses profis ... mas seu(sua) filho(a) vai sofrer muito mais nas mãos desses despreparados .. e os filhos de seus filhos ainda mais ...

Fique atento pra quem você entrega a árdua tarefa de cuidar da saúde de seus familiares e parentes. E não tem nada a ver com registro ou regulamentação da profissão, como se isso fosse algo bom. Na verdade, esse conselhos apenas regulamentam que um despreparado esteja "ok" no sistema. Só isso. 

Stay strong !

Betão

2 comentários:

  1. Muito bom.deixei de treinar com 'professores' h alguns anos.pq se dependesse da orientação deles eu ainda estava fazendo aquele treino de 'fisioterapia' kk

    ResponderExcluir