terça-feira, 7 de junho de 2016

Use a trap bar pra corrigir a postura no seu levantamento terra


O levantamento terra é um exercício poderoso. Disso ninguém tem dúvida. Mas, infelizmente, as pessoas estão "stiffando" mais e "terrando" menos. Ficou uma expressão tão ruim quanto algumas posturas que tenho visto por aí. 

Na ânsia de colocar muita carga pra chocar o amigo mongolão, algumas pessoas acabam sacrificando a execução e a postura e o movimento fica um híbrido de levantamento terra e stiff.

Ao meu ver, isso pode ser facilmente corrigido se houver uma conscientização por parte dos professores de que o levantamento terra é um movimento que exige coordenação motora e entendimento corporal avançados e que deveria ser uma etapa posterior a alguns pré-requisitos.

E um desses pré-requisitos, na minha opinião, deveria ser a execução do levantamento terra em uma trap bar, antes de uma barra reta convencional.
Com a trap bar, ou você faz o movimento de forma correta ou não faz. Você não consegue "stiffar", pelo formato da barra e a performance do movimento é melhor entendido pelo aluno. 

Com esse entendimento na execução, é muito mais fácil transpor a postura para uma barra reta. Além disso, defendo que mesmo antes de se fazer o terra tradicional, deve-se ensinar o terra sumô e, então, só assim, fechar a trilogia: levantamento terra no trap bar - levantamento terra sumô - levantamento terra tradicional.

Infelizmente, nem toda academia possui uma trap bar, por ser uma barra com alto custo de investimento. Infelizmente, também, nem toda academia possui professor apto para a função.

Abaixo, confecção de uma trap bar na minha antiga academia, feita pelo meu pai. A barra ficou com aprox. 23kg.




video

Stay strong!

Betão

Nenhum comentário:

Postar um comentário