sexta-feira, 6 de maio de 2016

Segurança na academia: fique longe dos espelhos

acidente que sofri em minha academia há anos atrás

O intuito desse post é conversar sobre algo que é muito negligenciado nas academias e  fóruns de musculação: o perigo de se treinar muito próximo aos espelhos.

E porque estou tocando nesse assunto? Primeiro, porque já tive experiência com cortes feitos por espelhos na academia. E segundo porque venho observado que as pessoas estão treinando cada vez mais próximas deles. Ontem, tive a oportunidade de ver um camarada fazendo rosca scott, onde ele colocou o banco em frente ao espelho e sempre que descia o peso, tocava o espelho com o halter. Com a parede irregular, ele "deformava" o espelho sempre que o halter deslizava sobre ele, deformando também sua imagem refletida. Não foi algo sensato de se ver.

Há vários fatores que não são observados pelos frequentadores de academia no que diz respeito ao treino próximo ao espelho. Se você tocar o espelho da maneira errada, ele vai quebrar e pode provocar um corte muito, muito feio em você. 

O espelho, muitas vezes, foi colocado em uma parede irregular, em cima de texturas e pode quebrar com um leve toque de um halter ou barra. Ainda devemos diferenciar quando o espelho é colado ou colocado em cima de algum tipo de suporte.

Já vi também o perigo de se pegar uma barra no supino reto e transportá-la para um banco com outra inclinação, próxima ao espelho. Já vi espelhos despencarem por meses e meses de trepidação por causa das ondas mecânicas provindas de rotas de avião (sim, não é zueira ... também pode acontecer com ventiladores de parede) ou por estar próximas demais da rua (trânsito de caminhões, ônibus, etc).

9 pontos na mão e muito sangue na camiseta

De qualquer maneira, deixe uma distância segura entre você e o espelho: não cole a ponto de encostar e comprometer sua segurança!

Stay strong !

Betão

2 comentários:

  1. Lembro um dia da galera falando merda em Posts e fóruns.. Mas ri muito quando disseram. "É pq ele não treinou de luvas, aí acontece isso." Ahuahua..

    ResponderExcluir