terça-feira, 17 de maio de 2016

Eu quero é pump!!!


Uma bomba (ou pump) é um dispositivo que move fluídos (líquidos ou gases), ou, por vezes, suspensões , por ação mecânica. É usado na musculação sempre que ocorre um aumento (inchaço) em algum músculo depois de treinado.

O treinamento com pesos que depende fortemente de glicólise anaeróbia para produção de energia muscular aumenta ainda mais a intensidade do "pump". Isto acontece porque a glicólise anaeróbica, como o nome sugere, queima a glicose dentro da célula muscular para a obtenção de energia, sem a utilização de oxigênio. 

A glicólise anaeróbica produz uma grande quantidade de ácido láctico, subproduto metabólico, dentro da célula muscular, que tende a atrair mais fluido para dentro do músculo, o que aumenta o pump. Lembrando que pump, aqui, não é aquela aula coletiva com coreografias em que o professor usa um shortinho de índole duvidosa.

Em geral, séries com altas repetições combinadas com curtos períodos de descanso, conseguem isso muito bem. Por exemplo, realizando dois exercícios consecutivos (bi-sets), três (tri-sets) ou uma super série, usando de 12 a 15 repetições, geram uma abundância de ácido láctico que, consequentemente, te darão um pump sensacional na academia.

Outro método de treinamento bem conhecido causando acúmulo de ácido láctico considerável é o drop set, onde você realizar um exercício até a falha, diminui o peso e, em seguida, continua o exercício com o menor peso, também até a falha. Isso irá causar uma enorme demanda de energia, impulsionando a produção de ácido láctico e criando um efeito visual fantástico.

Claro que esse efeito não teria sentido algum se fosse algo meramente estético. Vale a pena lembrar que é um estímulo metabólico no que diz respeito à hipertrofia, diferentemente do estímulo tensional, onde cargas mais elevadas são levantadas/empurradas com um número menor de repetições.

Inclua bi-sets, tri-sets, super-séries e drops sets nos seus treinos e aproveite o pump!

Stay strong!

Betão

Nenhum comentário:

Postar um comentário