segunda-feira, 4 de abril de 2016

O que é volume de treinamento? E quanto de volume usar?




Há uma longa história de treinamento de alto volume nos panteões da musculação. O grande Arnold Schwarzenegger passou 5 horas por dia na gym, divididos em treinos na parte da manhã e da tarde, seis dias por semana. O Steve Michalik, Mr. América, com seu “intensidade ou insanidade” preconiza mais de 100 séries para cada parte do corpo (é isso mesmo que você leu).

Ronnie Coleman venceu 8 vezes o Mr. Olympia treinando cerca de 2 horas por dia, 6 dias na semana em um sistema ABC de treino. 

Então, você para e olha para o outro extremo e enxerga Dorian Yates treinando cerca de 45-60 minutos, 4 dias de treino e 3 de descanso na semana. Seu antecessor, Mike Mentzer treinava “menos” ainda.

A maioria dos profissionais nos dias de hoje, estão o meio termo desses dois extremos, em se tratando de volume de treinamento.

Mas, então, quanto tempo devo gastar na gym, treinando?

Alguns especialistas de internet vão dizer que você deve seguir o padrão aceito de X séries por grupo muscular, Y tempo de treino e Z número de treinos por semana. Mas a musculação não é como a matemática. Não siga nenhum padrão definido porque tal método “é melhor”. Não existe melhor aqui. 

Cada um de nós deve descobrir que uma certa quantidade de volume de treino irá nos dar os melhores resultados e fazer mais ou menos não é tão eficaz.

“E como saber isso, Betão?”

Anos de prática, de tentativa-e-erro e de ouvir seus corpo e entender como ele responde a cada tipo de treino. Não há receita pronta.

Stay Strong !

Betão

Nenhum comentário:

Postar um comentário