quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Academia estava fechada. Como treinar essa semana?


Fim do Carnaval. Academias voltam a funcionar. A rotina recomeça. Mas aí fica a dúvida: como vou treinar essa semana? Divido os treinos de segunda e terça nos outros dias? Esqueço esses dias? O que posso fazer?

É uma dúvida genuína de alguém que se preocupa com o treino. Mas não há apenas uma resposta. Há várias respostas e várias possibilidades, inclusive, de testar outros métodos de treino e descobrir que estava na hora de mudar a metodologia.

Possibilidade #1
Se você treina um músculo por dia, uma possibilidade é "jogar" o treino de segunda e terça pra qualquer outro dia de treino.

Vamos supor que sua divisão de treino era a seguinte :

Segunda : Ombro e trapézio
Terça : Bíceps e antebraços
Quarta : Pernas e Panturrilhas
Quinta : Peito
Sexta : Costas e abdominais
Sábado : Off
Domingo : Off

Você pode juntar o treino de segunda no de quinta e o treino de terça no de sexta-feira. Além disso, pode diminuir o volume de treino, já que vai treinar mais séries do que o habitual. Três a quatro exercícios para músculos grandes e dois a três para os pequenos.

Possibilidade #2
Você pode testar um full body, dia sim, dia não, exatamente como você fazia quando iniciou o treino com pesos. Já que ficou uns dias sem treinar, será um estímulo diferente, enquanto você desenferruja dos dias carnavalescos.
Um exercício para cada grupo muscular, com ênfase nos multiarticulares.

Possibilidade #3
Se você não treina no sábado, pode dividir seu treino por região, como em um post feito aqui no blog. (clique aqui pra ver o post)

1ª região : Tronco
Dia de treinar peito, costas, trapézios e abdominais

2ª região : Membros superiores
Dia de treinar ombros, bíceps, tríceps e antebraços

3ª região : Membros inferiores
Pernas e panturrilhas

Possibilidade #4
Se você vai treinar de quarta a sábado, pode tentar a divisão abaixo :

Treino ABCD
Treino A
Peito e bíceps

Treino B
Pernas e panturrilhas

Treino C
Costas, abdominais e antebraços

Treino D
Ombro, trapézio e tríceps

Se você já treina no estilo ABC, e vai treinar de quarta a sexta, mantenha o treino.

Stay strong !

Betão

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