quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Se você usa esteroides anabolizantes, é melhor checar seus hematócritos


Um estudo de caso apareceu recentemente na revista "Case Reports in Neurology" que serve como lembrete para verificar os hematócritos durante a utilização de esteroides anabolizantes. O hematócrito é uma medida de percentagem de volume de sangue composto por células vermelhas no sangue. Determina-se essa percentagem através de um simples exame de sangue.

Pessoas que fazem check in regulares, com certeza, já fizeram esse exame em suas visitas ao médico, pois os hematócritos são marcadores básicos de saúde.

Os glóbulos vermelhos contém hemoglobina e são eles que ditam a capacidade de transporte de oxigênio do sangue. A concentração um pouco maior pode ser favorável porque o corpo pode realizar atividades aeróbicas com mais facilidade.
Mas se a concentração de células vermelhas do sangue é demasiada elevada, o sangue pode tornar-se muito espesso e o risco de um ataque cardíaco ou derrame aumenta.

Geralmente, o intervalo normal para hematócrito é entre 41-51% para os homens e 36-46% para as mulheres.

O incidente que apareceu na revista, ocorreu com um fisiculturista de 40 anos de idade que teve sintomas de dormência e fraqueza no lado direito do corpo. O camarada tinha um histórico de uso de esteroides anabolizantes, como stanozolol, trembolona e sais de testosterona.

Entrou no hospital com pressão arterial muito elevada (210/160) e 57% de hematócrito. A concentração da hemoglobina estava elevada, 20,7g/dl, quando o noral é de 13-17g/dl.

Os médico diagnosticaram acidente vascular cerebral causada pela obstrução de uma artéria que transporta sangue para os tecidos cerebrais. Os médicos pensam que o derrame foi devido a policitemia induzida por esteroides, termo médico utilizado para a elevação da quantidade de hematócritos.

Apesar de raros, tais incidentes podem ocorrem, mas podem ser evitados. Cheque seus níveis de hematócrito e, se necessário, ajuste a dose de esteroides ou elimine um pouco do volume de sangue (flebotomia). Isso pode ajudar a trazer os níveis de hematócritos a níveis seguros.

Stay strong !

Betão

Nenhum comentário:

Postar um comentário