domingo, 13 de dezembro de 2015

Como usar o cinto de musculação?


O cinto de musculação é um exemplo de acessório que, se não for bem usado, pode se tornar um vilão.

Mesmo que ele te sirva, alguns acabam apertando demais o cinto. Além disso, eles devem ser afrouxados entre as séries, não mantendo a pressão abdominal elevada no período de descanso.

Uma outra coisa que devemos nos atentar é o tipo de cinto e o seu objetivo. Cintos com a parte mais larga para trás devem ser usados sempre que você realizar algum tipo de press de ombro acima da cabeça, como os desenvolvimentos. Dessa forma, você evita que a lombar seja hiperextendida, forçando essa região.

Mas o cinto também pode ser usado para aumentar a pressão intra-abdominal (estabilização), como no agachamento. Nesse caso, o cinto deve ser largo e uniforme ou então (por mais esdrúxulo que possa parecer), você deve usá-lo invertido. Lógico que há o problema da sustentação pelas costas no agachamento, mas você protege sua coluna com o aumento da pressão intra-abdominal. Por isso, recomendo usar cintos largos uniformes, sempre. 

O domínio da técnica de respiração, manobra de Valsalva, somada à contração da musculatura abdominal são extremamentes importantes para reduzir o estresse na região lombar e musculatura paravertebral. Se você não dominar essas técnicas, o uso do cinto será apenas estético e sem fundamento.

Ah! E nunca se esqueça : usar o cinto não te torna o Super-Homem ...

Stay strong !


Betão

Nenhum comentário:

Postar um comentário