segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Quantos mg de cafeína posso usar como pré-treino?

A cafeína atua através dos receptores da Adenosina, que é uma molécula sedativa que se encontra no cérebro. A cafeína, quando se adere aos receptores da Adenosina, provoca efeitos tais como diminuição do sono e aumento de dopamina e noradrenalina.

Os efeitos da cafeína são :

  • Aumenta a estimulação do sistema nervoso central (SNC), com menor sensação de fadiga
  • Maior estímulo metabólico (maior queima de gorduras)
  • Maior efeito diurético em pessoas não acostumadas a tomá-lo


Você deve saber que a cafeína provoca tolerância, ou seja, quanto mais quantidade se toma, mais se deve tomar para sentir seus efeitos positivos.

Por isso, recomenda-se, muitas vezes, aumentar e reduzir as doses conforme as necessidades do treinamento e do aparecimento de dores de cabeça e dependência.

A cafeína tem um efeito termogênico no organismo, provocando maior perde da gordura e faz com que a mobilização da mesma melhore.

Ao tomar cafeína para se realizar atividades físicas de alta intensidade, provocamos uma diminuição da percepção de dor, permitindo que você utilize um volume maior de treino, leve as repetições até a falha muscular. Não fará, diretamente que você fique mais forte ou hipertrofie mais rápido, mas os benefícios citados permitem que esses objetivos sejam alcançados indiretamente.

Existem 3 tipos de cafeína
1) A cafeína anidra
Tem uma absorção muito rápida, podendo ser de até 15 minutos e seu pico de concentração a partir de uma hora e meia.

2) A cafeína de ação prolongada
Tem uma abosrção mais lenta, permitindo que o corpo fique mais tempo disposto e/ou acordado

3) Dicafeína malato
Possui um grande poder de absorção

A dose recomendada de cafeína, diária, é de 3-6mg por kg corporal.

Exemplos de quantidade de cafeína em alimentos/bebidas

- 190g de café expresso possuem 190mg de cafeína
- 180g de chocolate possuem 4mg
- 330ml de Coca-Cola possuem 46mg
- 330ml de Pepsi possuem 36mg
- 250ml de Red Bull possuem 80mg

Stay strong !

Betão

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