quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Por que periodizar uma série de musculação se eu gosto tanto da minha série?

Já se passaram meses desde que você começou a usar essa série que está agora. Você plastificou, colocou adesivos irados e jurou seguir a série por anos e anos. Será que está certo? Ou será que seu treino precisa de periodização ?

"Não, Betão, não preciso disso, estou usando whey isolado, é a mesma coisa, né?"

A periodização é a manipulação/mudanças das variáveis do treinamento em períodos determinados. Isso significa fazer modificações no número de séries realizadas, número de repetições, nas cargas, nos exercícios, no intervalo entre séries, na cadência, na metodologia, na forma como você ou o profi dividiu o treino, na frequência semanal, etc. Sempre levando em consideração o objetivo pra aquele momento. Seu profi pode te ajudar a definir esse período. Deveria, pelo menos ... 

A periodização do treinamento existe desde a década de 50, ou seja, não é nada novo. Desde aquela época já se sabia que deveríamos mudar o treino de tempos em tempos, para evitar a estagnação. Com os estudos mais aprofundados nesta área do conhecimento, pela massificação da musculação, o uso da periodização começou a ser associado a melhorias nos ganhos de força e potência, no aumento da hipertrofia muscular e redução do percentual de gordura, quando comparado a treinamentos que mantinham suas variáveis sem modificações por muito tempo. Isso quer dizer que há maior evolução em alguém que manipula os fatores que citamos acima (séries, repetições, cargas, etc) do que alguém que não os modifica por muito tempo.

Diversos são os estudos que comparam tipos de treinamento periodizado e não-periodizado, e em todos os artigos vemos um melhor rendimento da força muscular, da redução da gordura e da hipertrofia muscular em treinamento periodizado.

Por isso, a periodização é a melhor estratégia independente do seu objetivo. Mudar os estímulos é de suma importância num programa de treinamento, ainda que você ame sua série e não queira mudá-la. 

Conheça a assessoria online de treino e dieta do tio Betão enviando e-mail para mrfreaky2011@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário