segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Periodizar seu treino ... porque?

Periodização é a divisão do treinamento em intervalos menores (microciclos, mesociclos e macrociclos), com o objetivo final de alcançar um desempenho de pico em um momento específico. Existem diferentes teorias a respeito de como periodizar um plano de treino. Você pode periodizar seu treino para um campeonato de supino, uma corrida, um campeonato de fisiculturismo ou então apenas perder peso para entrar em um vestido de casamento.

Um atleta altamente treinado não pode melhorar a força máxima, resistência anaeróbica e resistência aeróbica, significativamente, de uma vez só. Um iniciante, dependendo de sua condição inicial, consegue melhorar vários itens ao mesmo tempo.

A periodização linear enfatiza uma única capacidade física (por exemplo, força máxima) durante um período mais longo (1-2 mesociclos), com o objetivo de desencadear uma adaptação maior do que teria obtido com um programa mais variado. É ideal para aqueles que irão competir no supino na academia, em campeonatos entre academias, etc. Existe um treino específico para que você empurre mais peso no dia do campeonato de supino, fazendo com que sua família fique super orgulhosa de você. Alguns parentes, claro, vão dizer que você está bomba. Isso é lei.

Com esta abordagem, no entanto, os atletas altamente treinados podem ficar limitados em outras áreas, assim como você que treinou pro campeonato regional de supino e ganhou um troféu, 1 pote de BCAA e algumas fotos compartilhadas no facebook.

A periodização não-linear enfatiza a capacidade física durante um pequeno período de tempo (parte de um mesociclo, um microciclo o mesmo parte de um microciclo), mantendo outras capacidades, separando-se as partes do treinamento em velocidade, força, capacidade de trabalho e técnica em diferentes microciclos. Nessa metodologia, você tenta manter todos os ganhos que fez durante o treino, como força, técnica, etc.

Enquanto ambas as abordagens possam gerar resultados em um programa bem planejado, alguns fatores como tempo de treino e capacidade física do atleta em seu esporte podem determinar qual técnica será mais eficaz.

Um profi bem qualificado pode te orientar a chegar no seu resultado, construindo um treino específico para aquele momento, seja um campeonato de
agachamento livre, uma corrida no bosque ou uma competição de flexão de braços.

Stay strong !

Betão

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