quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Alguns tipos de frequentadores de academia - parte 2

Venho percebendo um fenômeno meio esquisito acontecendo nas academias, hoje em dia. É o treino feito por 5-6 camaradas. O mesmo treino!!! No mesmo horário!!!!

Os caras combinam o horário, alguns combinam as roupas que vão usar. São tão amigos que trocam de namorada, tomam banho na gym, um esfrega as costas do outro, essas coisas de parças sem preconceito e mente beeeem aberta.

Isso não me incomodaria se não estendessem essas viadagens pra sala de musculação. Os caras vão chegando, olhando pro relógio, se posicionam perto da entrada da gym, obstruindo a passagem, cheirando perfume de mulher. 

Um a um vão chegando, mais ou menos em um intervalo de 10 minutos e estão todos lá. Se cumprimentam com abraços calorosos, tapinha na bunda, aperto no peitinho ... uma visão trágica da juventude pêra com leite que não levou cintada no lombo quando fazia merda.

Todos reunidos, decidem fazer peito, ainda que alguns tenham treinado peito no dia anterior. Aí começa o terror em forma de adolescência.

Um pega a barra, os outros dois pegam uma anilha de 10kg cada um, o outro dá uma empurradinha no banco de supino que estava meio torto, enquanto o que parece mais velho diz que serão 4 séries de 10. Parece pit stop de corrida de fórmula 1.

Depois disso, fica aquele "eu vou primeiro" até que alguém decide sentar no banco e começar a série. A imagem do pit stop ainda continua : um fica atrás na barra, outros dois ficam cada um em uma extremidade da barra, um outro fica do lado do suvaco esquerdo, outro do lado do suvaco direito gritando "vai, mano". Que visão do inferno.

Além de ocuparem o banco de supino por quase meia hora, ficam com brincadeiras (viadagens), chega a ser perigoso a forma como eles tiram e colocam os pesos, sem olhar o que estão fazendo sempre rindo, com aquele perfume feminino nas axilas, empregnado. 

Um diz pra encostar a barra no peito, o outro diz que não. Tem um que exagera na carga mas o amigo faz o exercício por ele, "ajudando" a subir a barra. Sempre tem o mais definido, o que se acha forte e o gordinho que foi mas que queria estar em outro lugar. Sempre tem um que parece o Salsicha do Scooby-Doo e um outro que parece cantor de funk.

O ritual dantesco continua no próximo exercício, e no outro e no outro. Por baixo, essas pestes ficam umas 2 horas na academia atrapalhando quem quer treinar sério, seja pelo barulho, bagunça ou pela ocupação da máquina/aparelho.

Ofendem quem está perto, fazem comentários maldosos como se eles fossem os reis do pedaço, riem alto. Até trombarem com um maromba que está on fire, usando trembolona, com baixo carbo e sem grana pro próximo ciclo. 

Aí, vão dizer que tem azar na vida, que todo maromba é ignorante e violento. Claro, dirão isso com, pelo menos, dois dentes a menos na boca ...

E não há como evitar. Esse êxodo da granja pra gym vem acontecendo desde a década passada e só vem aumentando. Cada vez mais, estamos sendo obrigados a conviver com esses tipos, no mesmo ambiente, algo que não acontecia na década de 90, por exemplo. 

Por mais que ninguém tenha nascido gigante, tínhamos outra atitude, mesmo sendo considerados "frangos" pelos mais antigos. Os frangos de ontem são marombas de hoje ... mas ... e os frangos de hoje? O que serão amanhã?

Stay strong !

Betão

Um comentário:

  1. Quando comecei a me interessar por musculação, por volta de 10 anos atrás, um camarada que era instrutor da academia me disse uma espécie de discurso antes
    de eu pagar a matrícula e mensalidade:

    Generalizando, existem dois tipos de frequentadores de academia: O primeiro e majoritário faz academia pq está na moda, geração saúde. Gosta de fazer um social, paquerar as meninas. Como vc disse, usa perfume e roupinha arrumadinha para "treinar". Existem somente dois tipos de treinos para esse bando: Peito e biceps. Treinar perna, especificamente, movimentos como agachamento, levantamento terra não são utilizados pq são "perigosos para a coluna e joelho".
    O segundo grupo, que corresponde menos de 10% nas academias atualmente é composto por pessoas que comprometidas com a musculação. Trata-se de um esporte não um hobby. Õ pensamento está no treino, concentração. Na dinâmica do treino. Essas pessoas geralmente treinam sozinha, no máximo em duplas. E, aliás, somente que treina perna faz parte desse tipo de grupo. Agachamento e Levantamento terra são os principais exercícios. Muitas vezes a cara está fechada pq os músculos estão queimando. A dor para a conquista da vitória. Sem mimi, paquera. Pq academia não é lugar de fazer social e paquerar. Existem lugares específicos para isso. Geralmente essas pessoas são grandes....Pq será?

    Depois dessa explicação do meu velho camarada,, ele me perguntou: Vitor, basta vc escolher em que grupo vc está. Obrigado brother. Vc salvou a minha vida.

    ResponderExcluir