quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Aeróbio antes ou depois do treino? A pergunta que não quer calar



Muitos frequentadores de academia combinam a parte aeróbica com a musculação para desenvolver sua aptidão física, perder peso e não gastar muito tempo no ginásio. Alguns até se utilizam da técnica do descanso ativo (clique aqui se não sabe o que é), quando orientado pelo profi. 

Mas o exercício aeróbio pode influenciar de forma negativa seu treino com pesos ? A ordem é importante ? Qual fazer primeiro : a musculação ou a parte aeróbia ?

Depende do seu objetivo principal. Vejamos :

Um estudo brasileiro recente mostrou que a ordem com que isso é feito é importante para otimizar a progressão da força na musculação. Andar de bicicleta ou caminhar na esteira antes de treinar com pesos, segundo o estudo, reduz a qualidade do treino, sendo que a bicicleta é ainda mais prejudicial que a esteira, concluíram os pesquisadores, por estressar mais intensamente o sistema locomotor.

Ainda de acordo com o estudo, você deve primeiro treinar força e depois praticar os exercícios aeróbios. Em um outro estudo realizado no Japão, pesquisadores descobriram que a prática de exercícios aeróbios depois do treinamento com pesos é saudável para os vasos sanguíneos mas também não é recomendado antes da musculação se seu objetivo é ficar mais forte ou maior.

A conclusão é clara e já conhecida pelos marombeiros há anos : se quer força ou hipertrofia, deixe o aeróbio de lado ou realize-o com baixa intensidade, apenas para melhorar seu cardio.

Fonte : (Journal Strength Conditioning Research, 29: 1077-1082, 2015).

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