sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A suplementação de antes

A maioria dos jovens que treina hoje não tem nem idéia de como a indústria de suplementos evoluiu em 20 anos. Comecei a usar suplementos no início dos anos 90 e era bem diferente do que é hoje, pode ter certeza.
 
Em Guarulhos não existia loja de suplementos e eu tinha que ir até a Combat Sport, na esquina da Ipiranga com a São João. Ônibus e metrô pra chegar no centro da maromba. Via pessoas comprando caixas inteiras de suplementos, fazendo-me acreditar que ali era um dos poucos lugares onde se achava suplementos naquela época. Não havia internet e tudo o que sabíamos de musculação era na prática ou através de revista de musculação nacionais como a Mister Vigor.
 
Um produto muito popular na década de 90 eram os pós proteicos, como o High Protein. Vinham em latas e cheios de açúcar e eram muito calóricos. Vi alguns frequentadores de academia reclamando de diarréia e mal-estar depois de usar esses suplementos e alguns até sugeriam que estava "contaminado" com esteróides anabolizantes (essa besteira é velha).
 
O hiercalorico da Twinlab era o top dos tops, Twinlab Fuel 2500. Tive grana pra comprar apenas uma vez. O anúncio do produto era a imagem do teletransportador usado no filme "A mosca" com um rapaz muito magro que era transformado em um fisiculturista, Jim Quinn, de mais de 120kg. A gente usava meia dose porque tinha medo de crescer muito.
 
Outro produto que era febre era o Amino Fuel líquido da Twinlab. Hoje em dia, há vários sabores para os mais afrescalhados. Antigamente, o sabor era bem peculiar, assim como o cheiro. Tinha sabor de pectina (polissacarídeo) e tomávamos na própria tampa do produto. Era o máximo!
 
Um dos produtos mais eficazes, na época, pra queimar gordura, era o Ripped Fuel, também da Twinlab. No anúncio, o IFBB pro Roland Cziurlok, todo trincado, pronto pra competir.

Não sabíamos da creatina, glutamina, etc. Pré-treino? Porque você teria que usar um pré-treino? Nem cogitávamos algo desse tipo. Se você não estivesse motivado pra erguer e empurrar pesos por si só, porque iria pra um ginásio?
 
Não existiam muitas marcas nacionais e não confiávamos muito nos produtos brasileiros, fazendo com que a Twinlab fosse a melhor marca de suplementos naquela época, eleita por nós mesmos, meros marombeiros, ávidos por crescer.

Stay strong !

Betão

2 comentários: