sábado, 20 de dezembro de 2014

O programa de Arnold : treinar 2x ao dia

Enquanto muita gente sempre tem a desculpa de não ter tempo para treinar, Arnold Schwarzenegeer sugeria que se treinasse duas vezes no mesmo dia, método que usou enquanto serviu no exército austríaco, e que acreditava ser um dos grandes responsáveis pelo seu sucesso.

Os teóricos de hoje são praticamente unânimes em dizer que se treine apenas uma hora, ou menos por dia.

No auge de sua carreira como Mr. Olympia, ele chegava a treinar por três horas seguidas, duas vezes por dia, seis horas de treino diários! Claro, sua genética era incomparável, e tinha ajuda de esteróides, mas talvez seja a sua fome por crescer sempre que o separava de todos os outros atletas.

Programa de treino - 2 x por dia:

Manhã e NoiteDia 1) Costas e Peito
Dia 2) Perna
Dia 3) Ombro e Braço

Charles Poliquin, um dos grandes técnicos em musculação da atualidade, adaptou um método inspirado no de Schwarzenegeer:

. No treino da manhã, muita carga e pouca repetição - 4 a 6 repetições.
. No treino da noite, pouca carga e muita repetição - 12 a 15 repetições.
. Cada sessão de treino com duração de 40 minutos
. Duas semanas de treino por uma de descanso

Filosofia de Treino
Arnold mudava constantemente sua rotina de treino. Mas sempre procurava seguir as mesmas quantidades de séries. Eram cinco séries - 15, 10, 8, 6, 6. A primeira série era para aquecimento, depois ia aumentando as cargas e diminuindo o número de repetições.
Ele acreditava que cinco séries eram o suficiente para o estímulo das fibras musculares, e batizava as três últimas de "power training", com mais pesos e executadas no estilo dos basistas - os levantadores de peso - com muita explosão.
É possível que você já tenha visto alguém executar algumas dessas técnicas, ou mesmo utilizado por conta própria. A verdade é que muitas delas são reinventadas por novos instrutores, e às vezes batizadas com nomes especiais para que causem alguma impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário