domingo, 21 de setembro de 2014

Remada unilateral com halteres : se for fazer, faça direito

O maior braço de momento da resistência acontece no final da extensão do ombro.

As forças translatórias são dê compressão, na maior parte do movimento, e descompressão nos ângulos finais da extensão.

No começo do movimento (quando o braço está perpendicular ao chão) não há braço de momento porque a sobrecarga está alinhada com o eixo do movimento (articulação do ombro) e, portanto, não há produção de torque da resistência.
O correto alinhamento da coluna depende de vários fatores:

a) A altura do banco: Se o banco for muito alto para o executante, o osso ílio do lado do joelho que apóia no banco fica mais alto que o ílio da perna que está apoiada no chão. Isto causa uma rotação da coluna lombar na direção do pé que está apoiado no chão.
b) A postura dos ombros: Os dois ombros devem ficar alinhados durante todo o movimento, para impedir que a coluna torácica faça uma rotação no sentido do ombro mais baixo.
c) A posição do joelho do membro que está no chão: O joelho da perna que fica apoiada no chão deve ficar um pouco flexionado, para evitar uma insuficiência passiva dos isquiotibiais. Esta insuficiência diminui a estabilidade da coluna lombar, e portanto, aumenta o risco de lesão nesta articulação.
d) A posição do cotovelo: O cotovelo do braço que fica apoiado não deve ficar muito flexionado. A flexão do cotovelo aumenta a flexão do quadril e pode prejudicar a postura da coluna lombar.

Além disso : 
O cotovelo não deve ultrapassar a altura do tronco.
O antebraço deve permanecer perpendicular ao solo, durante toda a amplitude do movimento.
 
O uso de cabo ou elástico aumenta a amplitude do movimento em aproximadamente 30° e mantém o torque da resistência, mesmo quando o braço está perpendicular ao chão, além de melhorar a relação força-comprimento para o grande dorsal, no começo do movimento de extensão.

Uma variante deste exercício é a abdução transversal, que melhora a ação do deltóide posterior e dos adutores da escápula. Neste exercício, o antebraço deve ficar vertical, por toda a amplitude do movimento

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