quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Novo sistema de Treino - DTP



DTP significa Princípio da Transformação Dramática. É uma combinação de repetições, pesos e técnicas de treino que, segundo o autor Kris Gethin vai alterar radicalmente seu físico em 4 semanas. Segundo ele, “Você vai ficar maior. Você vai ficar mais forte.”
É um sistema de treinamento revolucionário, com certeza e não é todo mundo que vai aceitar de boa.  
Este treino, ainda segundo o autor, é específico para pessoas que querem ganhar muita massa em um curto espaço de tempo. Também é ótimo para pessoas que tenham acabado de fazer o cutting ou se a sua rotina de treinamento estagnou e você precisa de uma mudança.

Princípios DTP

Os princípios da DTP são simples. Você pode fazer este treino em sua casa ou ginásio. Não há necessidade de equipamentos sofisticados ou de máquinas especializadas. Basta seguir os princípios.
DTP é um treino pirâmide. Você treina quatro dias por semana, com dias de cardio entre cada sessão de peso. Você só vai estar fazendo um ou dois exercícios para cada grupo muscular ou parte do corpo, mas você pode bater 500 repetições !!!!

Exemplo de divisão de treino
  • Dia 1: Pernas, abdominais superiores
  • Dia 2: Cardio
  • Dia 3: Peito, Costas
  • Dia 4: Cardio
  • Dia 5: Bíceps, tríceps, abdominais inferiores
  • Dia 6: Cardio
  • Dia 7: Ombros, trapézios

Esquema de pirâmide  

As séries do DTP são tipicamente compostas de 50, 40, 30, 20, 10 repetições. Você aumenta o peso enquanto diminui as repetições,ou seja, você está sempre levantando tão pesado quanto possível em uma faixa de repetições determinada. Quando você tiver concluído as 5 primeiras séries, você vai voltar o número de repetições (para baixo da pirâmide) - 10, 20, 30, 40, 50 repetições - o peso diminuindo à medida que você vai aumentando as repetições. São 10 séries no total. 

Cinquenta repetições para a primeira série pode parecer muito, mas, com o peso certo, vc consegue cumpri-las. Vai servir como um aquecimento, e ele vai levá-lo ao fracasso absoluto. Este montante elevado de repetições promove o fluxo de líquido sinovial para suas articulações, abre caminhos neuromusculares, recebe mais sangue para os músculos e ativa terminações nervosas para a contração da fibra muscular adequada. 

Como o peso sobe, é preciso descansar entre as séries. Os intervalos de descanso para as primeiras 5 séries são : 45, 60, 75, 90, 105 segundos. Quando você começar a diminuir o peso e as repetições, você vai descansar 120, 105, 90, 75, 60 segundos. 

Através destes exercícios DTP, especificamente com a faixa de repetições mais alta e os períodos mais curtos de descanso, você vai ser capaz de trabalhar as fibras musculares do Tipo I. Então, como o peso fica um pouco mais pesado, você vai trabalhar o tipo de fibras musculares IIA e depois terminar com as fibras tipo IIb.
Você pode ter ouvido que altas repetições não vão construir músculo e até catabolizar. Este não é o caso. Você definitivamente ganha músculos, mas o mais importante, você vai construir a densidade muscular. Seus músculos vão encher, e as linhas do seu corpo vão mudar.


5 comentários:

  1. Parabens Betao seu blog é um dos melhores, me tire uma duvida, depois desse treino eu tenho que descansar quantos dias para começar outra rotina e esses cardio seria aeróbico . desde já obrigado

    ResponderExcluir
  2. Fellipe, o autor nos sugere 4 semanas de treino ... na minha opinião pessoal, 2 a 3 dias de descando antes de começar outra rotina.
    O cardio tem postagem nova ....
    Obrigado por escrever !!!
    E obrigado por compartilhar, Carlão !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Faaaala Betao e ae Beleza? Cara quero te dar os parabens pelo blog e a dedicacao que vc tem por ele e pelos seus alunos e treino. Parabens ae pela sua transformacao e pela sua academia!!Um dia espero ter a honra de conhece-la e poder treinar com vc. Continue assim cara..Nao para com o blog nao...Uma pergunta: Como vc aconselha que seja a dieta para esse tipo de treino? Entrei no site mas como eh uma propaganda da Bodybuilding.com , A dieta eh um absurdo..cheia de suplementos obviamente.Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Juro que li exemplo de diversão de treino ^^, otimo sistema betão.

    ResponderExcluir