quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Quanto mais, melhor ???



Um dúvida que percebi estar presente em muitos praticantes de musculação é "Mais repetições com menos peso "queima mais gordura" que menos repetições com mais carga ?"
É o famoso "4x15 define" e "4x8 é hipertrofia" .... Antes de mais nada, é preciso deixar claro para o aluno que não existe série de definição. O que vai fazer com que seus músculos fiquem mais aparentes é a dieta.

Mas voltando a questão inicial, sabemos que quanto mais treinamos, mais calorias gastamos, certo ? Mais ou menos. Essa máxima serviria se estivermos nos referindo aos exercícios aeróbios, como esteira, bike, etc e não a exercícios anaeróbios e inclui-se aí a musculação.

Temos que, primeiramente, pensar em dois componentes pra podermos tirar alguma conclusão : intensidade e tempo.
Quanto mais intenso for o treino, menor será o tempo que conseguiremos manter essa intensidade, seja em atividades aeróbias ou anaeróbias.

Tendo isso em vista, como responder á questão : "Vou queimar mais gordura fazendo exercícios com baixa intensidade por mais tempo ou fazendo exercícios com alta intensidade por menos tempo ?"

Apesar de a maioria das pessoas ter optado pela primeira afirmação, é a segunda que é a verdadeira. Treinando com mais intensidade, você realiza um esforço maior e, consequentemente, queima mais calorias e perde mais peso.

Quando você desejar perder gordura, não aumente as repetições ou as séries, aumente a intensidade. E como aumento a intensidade do treino ?

Existem várias técnicas, dentre elas, posso citar :

- Repetições forçadas
- Pirâmides
- Superséries
- Repetições parciais
- Negativas
- Bi-sets, tri-sets, etc 

No blog do Betão existem diversos treinos onde a intensidade do treino é grande, basta pesquisar e treinar.

Grande abraço !

Betão

4 comentários:

  1. otimo ponto a ser abordado.... muitos praticantes realmente pensam que fazer mais repetições (15 pra cima) ou superséries irá definir e eh um conceito muito errado e por incrivel que pareça a muitas pessoas acreditam que isso funcione. O que vai mudar entre
    "4 X 15" e "4 X 8", acredito ser o tipo de treino, onde as series que tenham mais numero de repetiçoes tendem a dar enfase na resistencia da musculatura, quanto as series que tenham menos repetiçoes dao enfase na hipertrofia maxima. Mestre Betão, me corrija se eu estiver errado. Abraço !!!

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  2. Excelente texto.

    Grande Betão, onde fica a tão querida Betoflex? Gostaria de fazer um treino lá.
    Um abraço anabólico.

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  3. Perfeito, Daniel !!!!!!
    E Rodrigo, fica em Guarulhos ... conhece?
    Abraços aos dois !!!!

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  4. Conheço a cidade, mas nunca fui treinar aí.

    Grande Betão, se o Sr acessa o Facebook, eu lhe enviei uma mensagem. Caso queira, manteremos contato.

    Quando passar aí perto, vou com certeza dar um treino na Betoflex! Abraço.

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