quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Abrindo os horizontes



A musculação, infelizmente, sempre foi esteriotipada como o esporte dos bombados e, muitas vezes, há uma mensagem preconceituosa implícita aí : quem treina é burro, sem cultura, inculto, etc ....

Bom, pra quebrar essa idiotice, existem exemplos de médicos, engenheiros e outras profissionais com belas carreiras no fisiculturismo, powerlifter e etc ....
Depois disso, vamos dar continuidade ao pensamento de que puxadores de ferro são seres pensantes ?

Esses dias, estava pensando em uma série de costas que conseguisse atingir toda a musculatura. Sentei na recepção da academia e comecei a esboçar a série ...

Pulley anterior 4x8
Remada sentado com triângulo 4x8

Então, percebi que poderia fazer algo diferente ... aos invés de usar o famoso 4x8, poderia usar 2x8 e dobrar o número de exercícios sem alterar o nº de série ou repetições ...

Então, vejam a diferença entre as 2 séries abaixo : 

Série 1 (4x8)

Pulley anterior
Remada sentado com triângulo
Remada unilateral com halteres
Remada T

Série 2 (2x8)

Pulley anterior
Remada sentado com triângulo
Remada unilateral com halteres
Remada T
Pulley posterior
Pulldown com corda
Remada unilateral máquina
Pulley anterior supinado

Com o mesmo número de séries e repetições, consegui fazer o dobro de exercícios e atingir os músculos dorsais de vários ângulos diferentes, praticamente sem alterar o tempo de treino ...

É isso que queria compartilhar com vocês hoje ...

Grande abraço do Betão

6 comentários:

  1. Grande Betão, é bem por ai mesmo, ontem durante a aula na faculdade estavamos em um bate papo de marombeiros, e chegamos ao seguinte consenso, os frangos sempre pensam que para os outros as coisas são mais faceis, ah... ele é forte, mas também com "bomba" até eu, ou então é vagabundo não faz nada da vida assim até eu viro monstro. e sobre o mix de fazer menos series e incluir mais exercicios fiz algo parecido quando li um artigo seu sobre Dorsais, onde você apresentou a barra Romana. flw e abraço de aço!

    ResponderExcluir
  2. iae Betao, blz ! cara eh interessante o tipo de série sugerida (2 X 8), é sempre otimo variar o treino afim de que o musculo nao "acustume"... mas acho (minha opiniao) q ficar "preso" à séries e reps, ainda mais curtas como as series de 8 reps não são propicias para a fadiga máxima dos músculos, mesmo sendo feito mtos exercícios... tipo, vc trabalhará o dorsal completo, mas cada musculatura nao ficará "brutalizada", mas de qualquer forma, é mto interessante vale a pena testar, abrigado por compartilhar isso conosco, abraço !

    ResponderExcluir
  3. Grande Betão, acompanho seus relatos a muito tempo, desde a época do TP.

    Você poderia me dizer se as marcas que ainda vendem por lá são confiáveis ?

    É que sempre confiei no que você dizia, mas o dono lá tem umas conversas enroladas, certa vez postei uma analise de um produto que ele vendia que não batia com o rótulo, e tive meu post apagado e fui sumariamente excluido da comunidade.

    Desejo sorte ai no seu blog ! Sou leitor assíduo !

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olha, cara ... quando vejo que o ambiente em que estou se deteriorou, ficou imundo, eu caio fora .... e foi isso que aconteceu ....

    ResponderExcluir
  5. iae betao blz... tem pouco tempo que acompanho seu blog e tenho achado do caralho. Ja q vc eh bem mais experiente que eu, gostaria q vc comentasse sobre suplementos se puder, quais as marcas confiaveis, nacionais e importadas, pois mesmo depois de 13 anos de treino ainda tenho receio, pois rola mta falcatrua e desrespeito com o consumidor. Valew!

    ResponderExcluir
  6. Booa grande, gosto bastante de fazer um treino assim tb, quando faço assim, normalmente coloco o exercício mais básico primeiro com 4 repeticoes e o restante todos com 2 repeticoes forçadas com o maximo de carga possivel e o minimo de descanso, somente o necessario pra ja poder executar a proxima série.. rende mto bem.

    ResponderExcluir