segunda-feira, 4 de julho de 2011

Slow-Fast : Frite seus músculos !


Amigos do blog, inimigos, visitantes ...  agradeço a todos por estarem aqui mais uma vez, confiando no trabalho do tio Betão. Lembrando que tudo que está aqui no blog é de graça e feito pra você que gosta de puxar um ferro. Quem gosta de cobrar por tudo o que faz é prostituta. O blog é meu hobbie e as informações aqui contidas são feitas para serem compartilhadas com todos, sem exceção.

Há tempos que não escrevo algo inédito, novo, inovador. Algo digno de se ouvir “Caraca, Betão, fiquei destruído depois da série que você me passou”. Pois é ... chegou a hora, mais uma vez, de você chorar, gritar, berrar ... e me agradecer depois .... eheheh ....

De uns tempos pra cá, em treinos de bíceps, comecei a revezar meu tipo de treino : um dia treinava leve e concentrado e no outro treino fazia muito mais pesado mas com explosão. Reparei, então duas coisas interessantes :

(1) No dia que treinava leve, fazia o movimento com muito mais qualidade. O músculo inchava, sim, mas a vascularização ficava muito aparente. Veias que não estavam sobressalentes apareciam aos montes. Eu sentia o músculo “trabalhado” mesmo, até com algumas divisões.

(2) No dia que treinava muito pesado, o movimento era feito com explosão e o músculo inchava horrores mas, estranhamente, a vascularização não era tão aparente. No final da série, até a coordenação motora era prejudicada e eu não conseguiria, por exemplo, escrever algo com uma caneta ou lápis. As mãos tremiam demais. Não conseguia ver nenhum tipo de divisão muscular, mas estava com os bíceps grandes/inchados.

E fui variando o tipo de treino até ter a idéia de fazer os dois juntos. Chamei o método de slow-fast.

O método
Você vai ter que fazer uma continha básica aqui. No exemplo que citei, do treino de bíceps, quando eu treinava leve, usava pesos de 12kg, demorava pra executar o movimento da rosca alternada, algo em torno de 3 segundos na fase concêntrica (subida) e 3 segundos na fase excêntrica (descida) e quando queria treinar pesado, usava os halteres de 30kg, fazia o movimento com pêndulos a la Branch, com muita explosão.

Para executar o movimento da rosca alternada, então, na nova metodologia, teria que escolher um peso intermediário, entre 12kg e 30kg, que me proporcionasse realizar um movimento devagar e concentrado e, em seguida, um movimento rápido e explosivo. Mas é em seguida mesmo, ou seja, para 10 repetições ficaria : 

(1) uma repetição devagar, 3 segundos para subir e 3 segundos para descer
(2) uma repetição rápida, explosiva, subir rápido e descer moderadamente
(3) uma repetição devagar, 3 segundos para subir e 3 segundos para descer
(4) uma repetição rápida, explosiva, subir rápido e descer moderadamente
(5) uma repetição devagar, 3 segundos para subir e 3 segundos para descer
(6) uma repetição rápida, explosiva, subir rápido e descer moderadamente
(7) uma repetição devagar, 3 segundos para subir e 3 segundos para descer
(8) uma repetição rápida, explosiva, subir rápido e descer moderadamente
(9) uma repetição devagar, 3 segundos para subir e 3 segundos para descer
(10) uma repetição rápida, explosiva, subir rápido e descer moderadamente

E qual peso usar ?
Fiz uma formulazinha só pra te orientar, mais ou menos, se você não tiver idéia de qual peso usar. Com o tempo, use seu instinto.

Peso a ser usado = (peso menor + peso maior)/2

Para o exemplo que eu dei, ficaria : (12kg+30kg)/2 = 21kg

Na verdade, será a média absoluta entre os 2 pesos que utilizei no dia leve e o dia pesado.

Tente o método no seu próximo dia de treino de bíceps. Você não vai reconhecê-los no final do treinamento. Claro que você também pode utilizar o método para os outros grupos musculares, você já tem o princípio. Você pode utilizar a metodologia para todas as séries, apenas a última, para apenas um exercício, etc, etc, etc ...

Stay strong !

Betão Marcatto

10 comentários:

  1. Usualmente eu faço o movimento devagar na excêntrica e rápido na concêntrica... eu sinto o braço explodindo toda vez..
    Vou tentar o método ai agora! Na volta eu relato.

    ResponderExcluir
  2. òtimo ! relatos são polêmicos ... reláááátos !!!

    ResponderExcluir
  3. Nem vai dar polêmica... porque foi exatamente o que você disse, deu pra sentir o braço pulsando haihiaua... usei o método no triceps no cross over e no biceps 45º.. insano mesmo, gostei, não deu nem pra terminar a série como normalmente dá.. travei antes.

    ResponderExcluir
  4. Vou experimentar hoje essa metodologia a la Betão!
    kkk
    Breve voltarei e darei o meu relato ! :)

    ResponderExcluir
  5. E ae Betão...

    Parabéns pelo blog, venho acompanhando desde o início, mas, só agora resolvi fazer um comentário.

    E me senti na obrigação de fazer esse comentário para te agradecer por estes textos de QUALIDADE.

    Fiz esse treino hoje e... nossa, o que isso cara?!

    Fiz somente na rosca direta, o primeiro exercício de bíceps do treino e quando terminei parecia que já tinha feito o treino completo de bíceps. Pump sinistro.

    O segundo exercício que fiz foi mais uma adaptação de umas dicas suas aqui no blog.

    Fiz rosca alternada com martelo. Do mesmo jeito que você mostrou naquela vídeo. Uma repetição de cada alternadamente. E adaptei uma parte do método 666.

    Fiz 6 repetições, parei 6 segundos na parte concentrica, fiz mais 6 parciais. Um dos melhores treinos que já fiz na minha vida,sai destruído.

    No mais... obrigado Betão e parabéns.

    ResponderExcluir
  6. É meu primeiro dia no seu Blog, frequento a FAM e gostei de seus artigos. Também adimiro sua vida paralela (estudo) pois também gosto muito de estudar... vou testar esse método e depois postarei os relatos! hehe abraço

    ResponderExcluir
  7. Leio suas materias desde que comecei a treinar a 8 meses, pelo treino pesado!
    Aprendi muito com você e com as informações contidas lá, agora estou aprendendo aqui contigo!

    Agora chega de lenga lenga e vou ao que interessa!

    Testei seu metodo no meu treino de braçolas, faço GVT, rosca direta e rosca testa conjugados, com 15kilos, resolvi adicionar seu slow-fast, tanto na rosca testa quanto na direta, meu irmao.......
    fiz 6x10 e parei, vim pra casa tomar um banho gelado pra ver se diminuia a dor no ante braço, biceps, triceps, o braço inteiro !
    Tá aprovado, não vai sair mais dos meus exercicios de biceps e triceps por enquanto!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. betão lembro q vc vinha postando a respeito de como vc entrou na maromba, quando teve sua primeira experiencia com hormônios era muito foda, podia contar mais.

    quanto ao método, vou experimentar ... vlw!

    ResponderExcluir