sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quem começou com a musculação?

Você já parou pra pensar quem teve a feliz idéia de começar a levantar peso ? Alguém foi o pioneiro, claro, mas quem? Muitos já ouviram falar do Milos de Cretona que levantava o bezerro mas será que ninguém antes dele cultuava o corpo ?

Vamos voltar um pouco mais no tempo. Aliás, vamos voltar muito mais, pra Pré-História.

Nessa época, um gordinho inútil ainda não havia inventado a agricultura. Sim, isso mesmo que você leu, a obesidade veio com a agricultura, pois o homem não precisava mais caçar pra se alimentar. Virou sedentário e obeso. Era só esperar as “plantinhas” crescerem.
O homem pré-histórico, no entanto, tinha que caçar pra se alimentar, fazendo com que sua resistência física e massa corporal se desenvolvessem. Nossos antepassados eram esguios e fortes. E dentro da estrutura social daquela época, haviam algumas divisões organizacionais. Havia o indivíduo que caçava, o indivíduo que preparava o rango, o indivíduo que tinha a habilidade de acender o fogo com mais praticidade, o líder e etc.

E mesmo naquela época remota em que o cérebro humano não era tão desenvolvido, percebeu-se que os indivíduos que tinham que caçar eram os mais fortes, os maiores. E caçar aqui, entende-se abater a presa, quer seja com uma lança, uma pedra ou no mano-a-mano, e levá-la até o local onde moravam (nas costas, arrastando, etc).
Toda essa atividade fez com que nossos amigos tivessem algo que buscamos até hoje : hipertrofia muscular.
Assim nasceram os primeiros marombas, os primeiros homens pré-históricos que se destacavam pela massa corporal avantajada. 

Esses mesmos caçadores eram designados para defender o território de algum ataque de outra tribo. Claro, eram visivelmente maiores e amedrontavam. As mulheres pré-históricas preferiam perpetuar a espécie com esses fortões, pois a chance de gerar indivíduos fortes era maior. Isso não acontece mais atualmente, pois inventaram a tal da grana e os carros (Brincadeira, brincadeira ... meninas não se ofendam, foi só uma piadinha machista).

O suporte calórico aqui era feito a base de carne. Carne, meu amigo ... carne!!! Já viu algum vídeo de fisiculturista profissional comendo barrinha de cereal ? Pois é ... tem coisa que está aí desde o começo da Humanidade e não se enxerga.



Percebeu que a atividade física não é algo novo ? A musculação nasceu e evoluiu com a História do homem.

Stay strong !

Betão Marcatto

2 comentários: