sexta-feira, 29 de julho de 2011

Meu peitoral não cresce!



Tenho recebido dezenas de e-mails, recados no orkut, facebook, sinais de fumaça, cartas em braille e algumas mímicas, pedindo um treino porque o peitoral não cresce.
Quero deixar claro que cada caso é um caso. Devemos avaliar vários fatores, como alimentação, descanso, etc ... mas você pode estar pecando nos itens abaixo :

1) Muito peso e movimento incompleto. Os famosos fortões do supino que carregam a barra de peso mas fazem o meio supino, ou mais carinhosamente chamado de "supino menininha", pois o cara tem medinho de descer a barra até o peito. Apesar que algumas menininhas dão show nesse exercício, hein.

2) Só usa barras. Comece a treinar com halteres pra dar uma variada e na amplitude. Desça mais que o convencional do supino com barra, pois você está com halteres. "Mas o meu professor disse que eu posso me machucar, fazer dodói no peitinho". Não fará não, pode descer esse halter aí !
3) Só uso máquinas. Olha, vou ser bem sincero agora ... peck-deck e essas outras máquinas aí ... isso aí é coisa pra profissional ou preguiçoso, não tem meio termo. Use pesos livres, man!!!
4) Não contrái o peitoral no final do movimento. Experiência própria, pimpolhos : contrair o peitinho no final do movimento dá uma baita diferença.
5) Não usa isometria. Faça o teste, no crucifixo, una as mãos acima da cabeça e segure por uns 3 segundos antes de descer.

A mágica acontece sempre que você muda sua rotina, independente de ser peito, braço ou abdominal,. Mude sempre !
Stay strong !

Betão Marcatto

19 comentários:

  1. nao entendi essa parte da isometria tem cmo explicar melhor tio ?

    ResponderExcluir
  2. Claro, imagine-se no peck deck, por exemplo ... quando você aproxima seus antebraços e eles ficam em frente ao seu corpo, segure uns 3 segundos antes de voltar a fazer o movimento. Não curto o peck deck, mas tem um amigo aqui que adora e pediu pra eu usar de exemplo .. ehehe

    ResponderExcluir
  3. tinha problemas com o peitoral,há muito tempo treinando e não pegava carga nem nada, meu problema era o descanso treinava peito 3X por semana, passei a descansar nas quartas,2x por semana e fui para os 120 kls no supino 1 rep, meu problema agora é com os ombros, muita força neles mais não estão se destacando no físico. lutando contra o Biotipo

    ResponderExcluir
  4. betao, nao entendi sobre contrair o peitoo...
    a cada rep contrai o peito ? ou depois que acaba a serie ? n entendi... explica melhora pra gente ae!

    ResponderExcluir
  5. Heitor, contraia no final de cada repetição!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. tio.. Qual o treino mais certo para hipertrofia ? É treinar " ABC 2x " ? Ou treinar " ABCDE " ?

    ResponderExcluir
  8. Breno Figueiredo!

    Vai de cada um camarada.. depende do tempo que você demora pra conseguir se recompor, entre outros fatores.
    Faz um teste e descobre.
    Eu mesmo tenho ótimos resultados com o AB que todo mundo fala mal.

    ResponderExcluir
  9. Faço musculaçao tem uns 8 meses ,posso fazer 5exercicios para peito sendo 3x12 2 vezes na semana ?
    Vlw "

    ResponderExcluir
  10. ESTOU COM UM SERIO PROBLEMA, ESTOU FAZENDO MUSCULAÇÃO HÁ 3 MESES E SOMENTE O PEITO ESQUERDO CRESCEU E O DIREITO FICOU A MESMO COISA, ESTA ESTRANHO ATÉ, O QUE DEVO FAZER? URGENTE.

    ResponderExcluir
  11. Betão, existe idade certa para começar a treinar ? tenho 14 anos e já obtive resultados significativos, mas sempre tem um pra fala mal, dizem que não vou crescer essas coisas, tem algum problema ou seria apenas folclore de academia ?

    ResponderExcluir
  12. e ae, Gustavo !!!!! Na verdade, o fator delimitante na musculação é a altura, por causa do tamanho das máquinas ... mas a prática de musculação pode ser feita aos 14 anos, com certeza.
    Dei aula pra uma menina de 8 anos, por ordem médica (esse médico sabia da importância da musculação).
    Pode treinar tranquilo, já existem estudos comprovando que esse negócio de "não poder fazer musculação" é coisa do passado

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado cara, muito bom seu blog, aprendi muitas coisas com seus posts, continue sempre assim, e a humildade acima de tudo !!! obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá Betão, tudo isso que vc disse eu já tentei antes!!! mais não funciona. Eu tenho um lado do corpo maior que o outro,e por isso um lado aguenta mais peso que o outro lado, e por isso para mim fica até complicado para fazer o crucifixo pelo o fato de um lado levantar peso mais do que o outro lado. eu tenho 20 anos eu tenho 1,79 de altura e peso 88 Kg! preciso de sua ajuda, eu tenho uma genética boa para crescer rápido!!! só que o peitoral deixa a desejar porque além de ele ser uma maior que o outro, ele é pequeno, e fica bastante desproporcional com os meus braços!!! por favor me ajude !!

    ResponderExcluir
  16. awe wolf A minha solução e vc tipo fazer um treino especial pro lado do seu corpo que esta desproporcional , por exemplo quando for pro supino reto vc jogar o peso um pouco pro lado que esta desproporcional , em biceps faça mais series lentamente no braço desproporcional , e assim vai pelo menos comigo funciono

    ResponderExcluir
  17. Betão sou iniciante no esporte e sendo assim sou um leigo.Segundo oque ouso na academia,em relação ao supino com halteres é que não devo descer ao máximo os pesos e sim apenas até o braço formar um L.Mas sinto que o exercício não esta sendo tão eficaz.Qual é a forma certa de se fazer ?

    ResponderExcluir
  18. Tio Betão, aí você diz que contrair é muito importante. Mas em outros demais artigos sobre desenvolvimento de peitoral, diz que se estender totalmente os braços você joga todas tensão do peso para o tríceps, eai, o que o Sr tem a dizer sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contrair e estender são ações opostas. E são igualmente importantes. Se você estender os cotovelos em um treino de peito, por exemplo (bloqueio das articulações) será ideal para alguém que procura força. Não estender totalmente, será ideal para quem busca hipertrofia. Já tem post explicando isso. Stay strong!

      Excluir