terça-feira, 12 de julho de 2011

Invertendo a ordem do treino



Segunda-feira, dia de peito ... e dia de supino reto. terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo ... A segunda feira começa a semana de novo .... dia de peito ... e dia de supino reto.
Se essa é sua rotina de meses, anos, etc acho que está na hora de você experimentar algo novo na sua série de exercícios : inverter a ordem do treino e colocar o supino reto no final da sua série de peito.

"Mas como, Betão ? Segunda-feira é dia de peito, dia de supino reto primeiro, isso é sagrado, pô!"

Sei ... e há quanto tempo seu treino de supino reto não sai do lugar? Há quanto tempo você não consegue aumentar o peso no tal supino reto? Aumentar que eu digo é colocar algumas anilhas a mais e fazer o exercício sozinho, sem ajuda nenhuma, sem nenhum homem-guindaste atrás de você fazendo meio-terra, rosca direta ou remada alta. 

Entendeu onde quero chegar ? Não quero que você cometa nenhuma blasfêmia na segunda-feira, dia sagrado de se treinar peito. Quero apenas fazer você pensar que a musculação é algo dinâmico e a diferença entre o fracasso e a vitória aqui é algo simples, algo como inverter uma pegada no treino, inverter um dia de treino, inverter um exercício que seja.

Essa alteração, a primeira vista banal, vai desarticular toda a sua rotina, fazendo com que ocorra um grande estímulo muscular.

"Mas eu não vou aguentar fazer com o mesmo peso!"

Claro que não! Óbvio que não ... mas e daí ? A carga tem que oferecer resistência muscular ao movimento e não ao seu ego. Esqueça essa de encher a barra de peso para as outras pessoas acharem que você é o bonzão da academia. Isso não funciona mais. As pessoas, hoje em dia, estão muito bem informadas e sabem diferenciar um cara que treina muito pesado e certo do bobão que quer se mostrar e não consegue executar o movimento de forma correta. Sai dessa !

Experimente fazer a seguinte sequência de treino e depois fala pro tio o que você achou :

Treino de Peito
(1) Cross over
(2) Fly Inclinado
(3) Supino Inclinado
(4) Supino Reto

Só essa inversão aí vai deixar seu peitinho de pombo dolorido no dia seguinte (o famoso dodói anabólico)

E dá pra fazer isso com Pulley Posterior, Leg Press, Desenvolvimento c/ barra ou halteres, etc. Todos esses exercícios, geralmente, são colocados no início da série.

Tente ! Mude !

Stay Strong !

Betão

4 comentários:

  1. No mínimo irônico... todo dia eu mudo a ordem dos exercícios pelo simples fato da academia estar cheia... se tem alguém no supino, já vou pro voador, e deixo o supino pra quando liberarem-no.
    E eu achando que isso atrapalhava meu treino... ahhaha... fiquei até feliz agora, vou fazer intencionalmente também então.

    ResponderExcluir
  2. Eheheheh, isso é um estímulo incrível pro músculo, que não acostuma com a rotina.

    ResponderExcluir
  3. Fala grande Betão, também sou professor e estou 'nessa vida' já pouco mais de 5 anos, levando em consideração que as bibliografias da área são básicas para um bom treinamento, mas também falhas pois demonstram um certo padrão já há um longo periodo, portanto procuro aprender mais com a experiência dos grandes. Então é o seguinte, vejo muitas pessoas fazendo esse tipo de variação semanalmente, ou por aparelhos estarem ocupados ou para evitar que a rotina acostume.. o que voce acha disso ? Variação demais não prejudica ?

    ResponderExcluir