quarta-feira, 1 de junho de 2011

STRONGMAN - PASSO A PASSO - PARTE I

Resistência física e mental .... velocidade .... condicionamento anaeróbio .... tolerância a dor .... força. E se um dia alguém lhe disser que você pode treinar todas essas características simultaneamente ? Qual seria sua reação ? Você acreditaria ? Bom ... melhor acreditar ... porque é verdade ! Essa é a base do STRONGMAN TRAINING !
Mas que diabos é um STRONGMAN ???? Respondo já !

Madrugada. Você está jogado no sofá da sua sala, sem sono, controle remoto na mão, tentando desesperadamente encontrar algo interessante na TV. Seu polegar já está com bolhas de tanto que você muda de canal. Você já assistiu tudo o que está passando na TV a cabo. Filmes, seriados, melhores momentos do futebol. Tudo repetido. Um programa “diferente” salvaria a madrugada. Então, de repente, você pula do sofá com os olhos arregalados : você se depara com uma aberração da natureza puxando um caminhão dos bombeiros com se fosse uma caixa de morangos. O que é aquilo ? Truque ? Mágica ? Algum filme novo do Exterminador do Futuro ? Não, querido ! Isso é a maior demonstração de força do ser humano. Isso é o famoso WORLD STRONGEST MAN !!!! Uma competição de força bruta que reúne as criaturas mais fortes do planeta.

Você simplesmente A-D-O-R-O-U ver aquilo. E uma das razões pelas quais as pessoas adoram assistir competições de STRONGMAN é que as provas realizadas não são "normais". Afinal de contas, arrastar uma âncora de navio de mais de 300kg, puxar um avião e carregar pedras não são coisas que vemos todos os dias. No entanto, essa "anormalidade" destes eventos é a razão pela qual gostamos tanto desse esporte e, principalmente, o porquê do tipo de treinamento desses atletas é feito sob medida.

O treinamento para STRONGMAN se diferencia dos demais treinamentos de força, principalmente porque deve prever o "inesperado" e a maneira como se irá realizar a prova. Um agachamento no smith, sempre será um agachamento no smith. Não há surpresas. Em um evento de STRONGMAN, os atletas geralmente acabam improvisando para completar a prova. Em outras palavras, as coisas não costumam sair de acordo com o plano. O pneu não vira sempre da mesma maneira, a corda nem sempre vêm à mão na hora certa, a pedra pode cair da mão, etc.
A estranheza destes eventos constrói verdadeira força funcional, da cabeça aos pés. Isto permite reforçar os músculos que são quase impossíveis de se reforçar com a formação tradicional. Mas como treinar prevendo que as coisas não sairão como o planejado ? Como treinar com tantas variávies ? Quais são os músculos aos quais se deve dar maior atenção ? Porque a musculação tradicional "sozinha" não dá conta de eventos desse tipo ?

Origem
Acredita-se que as demonstrações e competições de força tenham começado há muito tempo, devido às tradições que existiam na Escócia (vikings) e Espanha (bascos). Para relembrarem os feitos e costumes dos guerreiros das gerações passadas, esses povos decidiram promover provas de força. Os vikings, na Escócia, por exemplo, premiavam o homem que conseguia atirar pedras de grande porte mais distante que os outros. Na Escócia, séculos depois, surgiram os Highland Games . Os Highland Games são disputas de resistência física, que originaram-se da necessidade de recrutamento dos melhores guerreiros (onde lemos “melhores” subentende-se “mais fortes”) para protegerem seus clãs. Hoje em dia, esses eventos acontecem em várias cidades da Europa, principalmente nos meses de verão, época em que o cenário natural permite a prática de esportes ao ar livre, diferentemente dos meses de inverno, onde a neve toma conta de grande parte dos países. Arremesso de peso, lançamento de martelo, lançamento de troncos (os quais os mais leves têm aproximadamente 5m de altura), cabo-de-guerra e outras demonstrações de força e habilidade fazem parte dessas curiosas competições. Isso serviu como base para torneios de STRONGMAN realizados pelo mundo todo. Atualmente, a principal competição da modalidade é o World's Strongest Man (WSM). A competição acontece, todos os anos, desde 1977.

Nota : É bom salientar sobre a problemática de terminologia que gera em torno das palavras arremessar e lançar.
Para o regulamento oficial no Atletismo é utilizada a palavra lançamento para o dardo, disco e martelo e arremesso para o peso. Isto se deve ao fato de existir uma pequena diferença que caracteriza a maneira do atleta soltar o implemento no ar, onde observamos que o peso é empurrado e os demais são projetados com características diferentes. Com tudo isto, podemos concluir que tanto arremesso como lançamento tem o mesmo significado e as diferenças são apenas na questão de colocação. No WSM também se usa essa terminologia.

As provas
Como já foi dito anteriormente, as provas de força se diferenciam do habitual já visto em campeonatos de Powerlifting (a tríade, supino, agachamento e terra). Muitas vezes a “idéia” do movimento é até a mesma (como no caso do levantamento terra e agachamento), mas usam-se outros implementos para criar um clima totalmente brutal e insano aos olhos humanos. E a idéia é essa mesmo : chocar as pessoas pela natureza da prova e provocar reações de inconformismo do tipo “Como pode alguém puxar um avião ? Isso é desumano”. A idéia do super-homem ou super-humano deve ser sempre a que deve prevalecer e ser transmitida aos expectadores, arrancando gritos de espanto e admiração.
A seguir, um apanhado das principais provas realizadas pelos atletas de STRONGMAN :

Levantamento terra (DeadLift)
Deve-se realizar o levantamento terra, já conhecido por nós. A diferença é que acoplada à barra está um carro (geralmente da marca patrocinadora do evento), ou um tipo de carroça em que são colocados barris com peso. Cada barril adicionado significa mais peso a ser levantado. Pode ser realizada de duas formas : quem levanta mais vezes o mesmo peso (carro) ou quem levanta mais barris num determinado período de tempo. Variantes podem ser feitas com mais de um carro acoplado à barra ou qualquer outro veículo. Tempo para realizar os movimentos : 75 segundos.





Agachamento com barris (Barrel Squat)
Os atletas devem realizar o movimento do agachamento. A diferença do agachamento convencional é que os barris vão caindo de um dispositivo, um a um, em cima de um tipo de “carroça”. Essa carroça vai ficando mais pesada e, desta forma, dificultando o movimento. Também pode ser feito na mesma variante do levantamento terra, ou seja, com um carro. Tempo máximo de prova : 75 segundos.



Drag
Atleta arrasta objeto, em um determinado período de tempo ou arrasta uma distância determinada o mais rápido possível. Geralmente é uma corrente ou âncora de navio.



Overhead lift
Levanta-se um tronco até a altura do peito e depois acima da cabeça e, voltando-o sobre o peito, fazendo o maior número de repetições possíveis, num tempo determinado. Lembra bastante a execução do levantamento olímpico. Em suas variações, pode ser feito com peso, pedra, saco de areia e até com uma mão só. Geralmente o tempo para execução da prova é de 75 segundos.



Farmer's walk (caminhada do fazendeiro)
Os atletas devem carregar dois pesos de ferro em cada uma das mãos, em uma trajetória retilínea, no mínimo de tempo possível. Geralmente essas pesos tem 160kg cada. Nessa prova, muitas vezes, combinam-se dois ou mais elementos. Por exemplo, com âncoras de navio.



Fingal's Fingers (dedos de Fingal)
Uma sequência de 5 postes de ferro (também pode ser de madeira), progressivamente mais pesados (200kg, 225kg, 250kg, 275kg e 300kg), fixados em uma das extremidades, são levantados (pela extremidade que não está fixa no solo) a partir da posição horizontal e virados para o outro lado, ou seja, são tombados 180°. Tempo limite para execução da prova : 75 segundos. O evento leva o nome de Fingal, um mitológico caçador-guerreiro irlandês.



Carry
Atleta agarra um objeto da melhor forma possível e o carrega de uma extremidade a outra de uma pista, no menor tempo possível. Distância e tempo podem variar de evento para evento.



Power Stairs
Atletas levantam um peso ou qualquer outro objeto em uma escadaria, degrau por degrau, no menor tempo possível. Geralmente o peso é de 230kg e a escada possui 23 degraus.



Tire roll/ Tire car (Tombamento de pneu ou carro)
Um pneu de trator, cerca de 300 kg , é colocado em pé e tombado/virado um certo número de vezes, percorrendo a maior distância possível, no menor tempo. Pode ser feito com um carro.



Rodas de Apollon
Levanta-se uma barra, com duas rodas de trator, sobre a cabeça; as duas rodas e a barra pesam aproximadamente 166,0 kg. O nome da prova deriva da barra usada por Louis Uni Apollon, famoso STRONGMAN francês dos séculos XIX - XX. Podem ser anilhas também. É uma variação do Overhead Lift.



Yoke Race ou Yoke Walk
Uma cangalha (armação de madeira ou de ferro em que se sustenta e equilibra duas cargas, metade para um lado, metade para o outro), composta de uma barra com dois pesos (geralmente refrigeradores), pesando cerca de 400 kg, deve ser carregada nos ombros por uma determinada distância. Pode ser feito com um carro sem os bancos e a parte de baixo dele (Car Walk). Tempo limite de 75 segundos e uma distância de 30m. Qdo feito com o carro, peso aproximado de 410kg. Outra variação é feita com motos.



Pilares de Hércules
Nesta prova o atleta fica na posição de crucifixo, só que em pé, na vertical, segurando em cada mão uma pesadíssima coluna de concreto (160kg cada) através de uma alça, As colunas tombam para os lados, e o atleta deve segurar as alças pelo maior tempo possível. (O nome da prova foi dado em homenagem ao semi-deus grego, Hércules, filho de Zeus e Alcmena. Hércules é o maior de todos os heróis gregos)



Truck/ Train/ airplane pull (puxar, arrastar caminhão/ trem/ avião).
Arrasta-se um veículo pesado, caminhão (geralmente do corpo de bombeiros, por volta de 15 toneladas), trem (cerca de 40 toneladas) ou avião (um Boeing 747 vazio pesa cerca de 175 toneladas), por uma distância de 75 metros, no menor tempo possível. Já viram treinamento de pitbulls, onde eles tracionam veículos ? Pois é, mesma coisa. Já houve evento em que o “objeto” a ser puxado era um navio. Pode ser feito com um ônibus também (Bus Pull)



Atlas Stones (Pedras de Atlas)
Os atletas devem colocar cinco grandes bolas de pedra, (100kg, 110kg, 120kg, 140kg e 160kg) em elevações de alturas diferentes,no tempo limite de 75 segundos. As pedras ficam no chão e o atleta deve levantá-las da melhor forma possível. O nome da prova é uma alusão ao deus da mitologia grega Atlas. Diz a lenda que por causa de um desentendimento com Zeus, deus dos deuses, Atlas recebeu o castigo de ter que carregar sobre seus ombros, para o resto da vida, o globo terrestre, representado pela pedra em formato redondo. Só a título de curiosidade, a 1ª vértebra cervical, que suporta o peso da cabeça, é chamada de Atlas para lembrar o sacrifício imposto ao deus grego.



Lançamento de barril/peso acima da cabeça.
Como o próprio nome sugere, consiste em realizar um lançamento de um barril/peso a uma certa altura, acima da cabeça e para trás do executante.



Barrel Loading
Carregar 4 barris pesando 115kg cada (um de cada vez), num percurso de 40 metros e colocá-los em uma plataforma no tempo máximo de 75 segundos.



Conan´s Wheel
Atleta levanta um braço móvel giratório com um cesto (geralmente tem uns 300kg) , semelhante ao do filme Conan, o Bárbaro (daí o nome da prova). Ganha quem dar mais voltas com o cesto suspenso.



Nota 1 : Geralmente o tempo de cada prova é de 75 segundos.

Nota 2 : Usa-se muito pó de magnésio na execução de algumas provas para evitar que o atleta deixe escorregar o elemento levantado/agarrado. O pó de magnésio aumenta o atrito entre atleta/elemento. O mesmo pó é usado por ginastas com a mesma finalidade.

Além dessas provas, existem outras, que já foram abandonadas, reformuladas, menos expressivas ou que pertençam a apenas alguma região específica onde se pratica o esporte. Cortar árvores com machado, por exemplo, é uma prova de STRONGMAN de algumas regiões da Europa.

Insano ????

9 comentários:

  1. Insano? Que nada... insanidade é para quem tem a mente fraca. É um tesão de prova de força, talvez, a prova de força por excelência!!! E olha que mesmo eu participando de competições de powerlifting eu não consigo me imaginar numa competição dessas, pelo menos não tão cedo... Cara, muito boa a postagem! \o/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou ... espere mais posts sobre strongman ... tenho mais uns 7 artigos q escrevi sobre esses monstros ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai betão, fiquei super interessado sobre Strongman, eu sou um cara de 21 anos, com 2m de altura, mas tenho muito pouco de desenvolvimento físico. Como que faço pra começar o treino de strongman?

      Excluir
  3. Curto muito Strongman cara, isso ae, muito bom o post e continue postando sobre o assunto por favor \o/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo, estava procurando algo sobre esses treinos de strongman para, com algumas adaptações, variar um pouco meus treinos. Parabéns betão.

    ResponderExcluir
  5. Segunda vez que leio essa série de artigos e sempre pego algo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo artigo, qria saber como é a preparação desses monstros.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo grandes dicas a base dos exercicios, para fazer treinos com mètodos strongman.
    Obrigado pe-la informação o melhor blog da àrea💪

    ResponderExcluir