quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mais sobre o espinafre do Popeye

Estudando sobre o espinafre, acabei me deparando com uma notícia no mínimo inusitada. A notícia preconizava que um estudo havia demonstrado que o espinafre era capaz de estimular a síntese protéica, em até 20% !!!
Claro que fui pesquisar mais e não é que tem embasamento científico!

A substância que permite que isso aconteça, e está presente no espinafre, são os fito-acdisteróides, ou seja, são fito-hormônios (ou fito-esteróides) com efeito anabólico!
O espinafre produz esses hormônios pra evitar que insetos comam suas folhas. Esses hormônios, por sua vez, num mecanismo ainda desconhecido pela ciência, fazem com que os artrópodes (insetos como  o gafanhoto, por exemplo) que comem as folhas e raízes da planta não o comam. Em mamíferos esses hormônios possuem efeito anabólico.
Não se sabe se esses fito-esteróides produzem algum tipo de efeito colateral no organismo humano, se saturam os citos receptores como os anabolizantes sintéticos ou se existe o perigo de aromatização. Os estudos ainda são muito recentes e não existe ainda uma parâmetro de ingestão diária para se beneficiar desses efeitos.

Existe uma lenda (ou história verdadeira, quem sabe) que houve um acordo entre uma empresa de espinafre em conserva e os produtores do Popeye para que ele usasse o espinafre como fonte de força e poder. Será ?

Só não entendo porque, até hoje, o Brutus também não come o espinafre para vencer o Popeye ....

  A primeira tira de Popeye foi publicada no dia 17 de janeiro de 1929

Outra coisa interessante que achei aqui é Stan Lee se inspirou no espinafre pra fazer o Hulk ser verde (claro, porque os raios gama que atingem o Dr. Banner não são verdes). Seráááá ?

O primeiro Hulk era cinza e o criador deles não curtiu muito a cor ... 

Meu ... quanta coisa sobre o espinafre ... auhahuahua

Um comentário:

  1. Texto legal :D
    Brutus não come espinafre pq ta num OFF violento kkkkk

    ResponderExcluir