segunda-feira, 6 de junho de 2011

Espinafre ... estaria certo o Popeye ???

Popeye, o marinheiro com antebraços desproporcionais, sempre que em apuros, apelava pra uma latinha escondida em algum lugar. Era comer o conteúdo da latinha e lá estava o Popeye todo marombado.

O conteúdo da latinha ??? Hemogenin ? Não. Dianabol? Não ... espinafre! Espinafre. O gosto não é lá essas coisas ... mas e sua relação com a força e tal ?

Bom, algumas pesquisas demonstram que pouco mais de 300g de espinafre aumenta a eficiência muscular, pois reduz em, aproximadamente, 5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico. Esse estudo saiu foi publicado na Cell Metabolism.

Mas porque isso ? Pelo ferro contido no espinafre ? Não. Nos nitratos que favorecem o balanço nitrogenado positivo, pois chegam mais eficientemente nas mitocôndrias, produzindo energia nas células. É, realizando um trocadilho, então, uma verdadeira injeção de nitro nos músculos.

A pesquisa foi realizada com um grupo de pessoas que ingeriram suplementos de nitrato equivalentes ao encontrados no espinafre durante 3 dias (pois é, eles não comeram o espinafre propriamente dito). Esss pessoal pedalou em uma bicicleta ergométrica e seu consumo de oxigênio foi medido no começo da experiência (sem os nitratos, ou espinafre) e no final (com o espinafre) das pedaladas. A diferença entre o inicial e o final era de cerca de 5% (5% menor no final da atividade), provando que o Popeye não come espinafre à toa. 


Um comentário:

  1. Interessante !

    Vou comer espinafre no pré-treino agora! \o/

    ResponderExcluir