quarta-feira, 11 de maio de 2011

Treino às cegas

Pessoal, esse texto é mais curto, tá ?
.
Um aluno das antigas, depois de ter visto um vídeo sobre motivação e força de vontade, me sugeriu que eu colocasse a idéia na prática : Ele queria que eu me superasse e então me deu uma sugestão de treino totalmente nova pra mim : ele me disse pra eu treinar “às cegas".
Tenho mais de 15 anos de treino e nunca tinha feito isso. Dia de peito, fiquei empolgado com a idéia. Não coloquei venda, pois não houve necessidade ... o fato de deitar no banco de supino e a primeira anilha a ser colocada ser a de vinte, já me impediram de ver o peso total. Esse "aluno" que virou "professor" ficou incumbido de escolher as cargas.
Fiz o alongamento tradicional e o preveni que meu limite era 8 repetições com 160kg. Como não queríamos fazer "teste de supino" com carga máxima ou coisa do tipo, 2 ou 3 repetições não estavam nos "nossos" planos.



Muito bem ... e lá vou eu fazer meu primeiro “treino às cegas". Depois de algumas séries com cargas leves para aquecer a musculatura, iniciamos a "guerra". Combinamos que eu faria 3 séries até a fadiga.
1ª série ... fiquei "inseguro" por não saber a carga mas senti a barra moderadamente leve. 14 repetições para 120kg
2ª série ... 10 repetições para 150kg
3ª série ... pensei comigo "pela lógica, ele vai colocar 160kg agora" ... ao retirar a barra senti o peso um pouco acima do normal mas pensei ser por ter feito séries até a fadiga. Iniciei a série ... 1,2,3,4 repetições e o movimento começou a ficar mais lento. Então o "professor" entrou em ação. Com gritos e palavras de incentivo, fez a academia parar pra me ver treinar. Meu ombro queimava, minhas articulações pareciam de papel, o cotovelo parecia que ia se separar do corpo. Sete repetições e então pude ouvir mais vozes que se juntavam a voz do "professor". Foi a melhor série da minha vida : 8 repetições com 170kg. Meu máximo, meu limite, meu recorde pessoal.
Gostaria de compartilhar isso com vcs e dizer que, se tiverem oportunidade, façam um “treino às cegas” ... vcs vão se surpreender !
Abraços !

2 comentários:

  1. Isso mostra que a força não vem dos musculos, e sim do cerebro

    ResponderExcluir
  2. Isso meche mesmo com o Psicológico ! show de bola ...

    ResponderExcluir