sábado, 14 de maio de 2011

FORÇA HISTÉRICA


Ah, já achou que iria ter baixaria no texto, né ? Veio correndo ver. Não é isso que você está pensando que vai encontrar aqui. Mas se não é isso, sobre o que vou escrever ? Vou contar umas breves histórias pra vocês .


Em 1982, nos Estados Unidos,  Angela Cavallo (pô também olha o sobrenome da mulher !) levantou um Chevrolet Impalla de mais de 1000 quilos ao perceber que seu filho estava embaixo dele.


Em 2006, um rapaz franzino chamado Tim Boyle, conseguiu levantar um Camaro quando viu seu amigo ser atropelado e ficar debaixo do carro.


Ainda em 2006, Lydia Angyiou lutou com um urso ao ver que o mesmo estava indo em direção ao seu filho e outro amigo, ambos crianças. Angyiou entrou na frente do urso, se atracou e brigou com o animal enquanto os dois meninos buscavam ajuda. Claro que ela sofreu alguns ferimentos feitos pelo o urso, mas ele, no final, perdeu. Angyiou brigou tempo suficiente para que um vizinho conseguisse acertá-lo com quatro tiros, até que ele morreu.


Em 2011, Betão, ao ver sua esposa tentando abrir um vidro de palmito, tirou-o de suas mãos e o abriu rapidamente.


Claro que a última história, apesar de ser real, não tem a ver com o tema do texto. Mas o que essas histórias tem em comum ? FORÇA HISTÉRICA !


O que acontece é que sobre estresse, medo ou raiva e em situações em que a reação é imediata, o neurocórtex não tem tempo de mandar a informação ao resto do corpo do “não consigo fazer isso”. A descarga de adrenalina é tamanha que as pessoas acabam realizando atos que não conseguiriam normalmente.
No exemplo 1, ao ver seu filho embaixo do carro, a mulher estimulou seu hipotálamo. Essa região do cérebro é responsável pela manutenção do equilíbrio entre o relaxamento e o stress. Ao receber um aviso de perigo, o hipotálamo envia um “aviso”, um sinal químico, de perigo às glândulas supra-renais, ativando o sistema simpático, que deixa o corpo em um estado de excitação. Essas glândulas liberam adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina), hormônios que criam o estado de prontidão, que ajuda uma pessoa a enfrentar melhor o perigo. E o que esses hormônios fazem juntos ?

Aumentam os batimentos cardíacos,

Aumentam a respiração,

Dilatam as pupilas,

Diminuem a velocidade da digestão e  

Permitem que os músculos se contraiam de maneira otimizada




O efeito da adrenalina é responsável por essa força surpreendente, permitindo que eles se contraiam em maior amplitude de que quanto você está calmo, por exemplo. Quando a adrenalina é liberada pela medula supra-renal, região situada no interior das glândulas supra-renais (que estão localizadas bem acima de seus rins), ela permite que a circulação sanguinea ocorra com mais facilidade nos músculos. Por conseqüência, uma quantidade maior de oxigênio é transportada para seus músculos pelo sangue extra, o que permite que eles funcionem a níveis mais elevados. Nosss músculos esqueléticos (presos aos ossos por tendões) são ativados por impulsos elétricos do sistema nervoso central (SNC).

Quando são estimulados por algum motivo, os músculos contraem-se, diminuindo de tamanho. A adrenalina também facilita a conversão de glicogênio (fonte de combustível do corpo), para a glicose. Esse carboidrato converte energia aos músculos, e uma explosão repentina dessa glicose também permite que eles fiquem mais fortes.

Ah, Betão ... quanta balela, como você prova isso ? Quer dizer que há maior contração muscular com a descarga de adrenalina, fazendo o músculo se contrair de forma otimizada e por isso a tia do texto levantou um carro?

Já viu alguém tomar um baita choque ? Pois é. A pessoa voa longe não pela diferença de potencial e sim pela contração muscular excessiva. Não sabia dessa, né ?

BETÃO !!!! QUE MARAVILHOSO !!! Por que não temos forças sobre-humanas o tempo todo? Quando eu for treinar, irei com um fio e uma tomada. Assim que me deitar no banco de supino, “plugo” no 220V !!!

Seria realmente lindo ver isso ... mas essa descarga constante de adrenalina nos mataria.
Os músculos se fortalecem com o trabalho árduo ao longo do anos. Usados de maneira repentina podem se romper. Quando você chega na academia já vai logo colocando 200kg no supino ? Claro que não. Você aquece primeiro, cada repetição se torna mais segura que a anterior.
Além disso, essa descarga de adrenalina provoca os efeitos já citados acima, que em excesso, são prejudiciais ao nosso corpo. 

Se quiser tentar essa descarga de adrenalina no treino, use um mp3, com uma música que te deixe com uma raiva "boa" ... tente essa :




13 comentários:

  1. Gostei do texto tio, mas se me permite uma critica (para melhorar, claro)
    O final do texto devia ter uma explicaçao mas detalhada, mas gostei deu pra entender, cheguei a conclusao que nao importa o nosso corpo e sim nossa mente...
    Ri muito com o abridor de palmitos kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por escreverem, amigos.
    Lucas, diz qual é sua dúvida e eu edito o texto de novo. Gostei da crítica, sim. Se é pra melhorar, tamo junto !

    ResponderExcluir
  3. Nao foi bem uma duvida tio, texto ta muito bom, eu até tava lendo sobre isso outro dia, entendi a msg q voce quis passar e o ensinamento, so que a conclusao ficou um pouco vaga, espero nao esta sendo chato, só é a minha opnião.

    ResponderExcluir
  4. Entendi, Lucas ... e agradeço por escrever .. vou dar mais uma lida e tentar melhorar ... Gde abraço !!!!

    ResponderExcluir
  5. Da nada tiooo, acompanhando o blog, show de bola ;D

    ResponderExcluir
  6. Aé Tio ... lendo esse post me lembrei, uma vez assistindo ao discovery channel, vi alguns casos destes, mas 1 mais me chamou a atenção, foi esse:

    Um acidente de helicoptero logo na decolagem, o tal caiu e o amigo de um homem ficou preso de baixo das ferragens, num rio raso, mas mesmo assim ele estava se afogando... O homem, amigo do que estava morrendo, levantou 2 tonelas de fuzelagem do helicóptero, o suficiente pro amigo conseguir ser tirado totalmente de baixo das ferragens pelo corpo de bombeiros, e detalhe, ele levantou as aproximadas 2 toleladas SOZINHO !

    Valeu .. espero que ajude em algo !

    Abraços .. muito bom post !

    ResponderExcluir
  7. Caraca, man !!! Isso sim é força histérica !

    ResponderExcluir
  8. Pois é hahahahahahahahahaha Quem dera essa força na academia ... Imagina 500kg de cada lado do supino ?! akoakspoaskopaskopaskp

    ResponderExcluir
  9. Betão eu vi caso no History channel
    Um menino de 14 anos e 47 kilos
    viu seu tiu embaixo de um impalla dai o pia entro em panico e ergueu 470 kilos até q deu pra sei tiu sair de baixo

    ResponderExcluir
  10. FICOU FODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir