segunda-feira, 30 de maio de 2011

Começando a dieta do guerreiro – parte II

Dieta do Guerreiro. A promessa era que a gordura iria derreter ... os músculos ficariam aparentes. Promessa ? Mas promessa é dívida, certo ? Decidi documentar tudo, com fotos, anotações, etc. Afinal de contas, que outra dieta causa tanta polêmica no círculo daqueles que treinam ? Bom, pra aqueles que conhecem a mesma ... Em qual outra dieta você vai ouvir ou ler algo do tipo “Eu fiquei maior, com mais qualidade, fazendo jejum ???”. Já havia feito uma outra dieta, convencional, com contagem de carboidratos, de proteínas, gorduras ... o resultado ? Mudei o peso, mas não a forma : passei de formato de uma pêra grande para uma pêra pequena. Horrível.


Como disse no texto Começando a dieta do guerreiro – parte I , minha disposição começou a aumentar, juntamente com a força. E digo a vocês, é muito, muito rápido. Lá pelo terceiro, quarto dia de dieta, meu corpo já mostrava sinais de mudança drástica no que diz respeito à bom-humor, alerta. Acima do peso, meu cansaço era aparente : tinha que subir e descer a escada da academia e isso era uma tortura. Não agüentava mais treinar como antes, com circuito, drops, etc, tive que treinar do modo convencional pra não ter um infarto. O sobre-peso me impedia de realizar tarefas simples, como cortar as unhas dos pés ou dormir de barriga pra cima. Eu havia virado um monstro e não estava forte, não. Estava imenso, gordo, usando roupas largas. Mas aqui faço um comentário, em minha defesa : acredito que esse off foi realmente necessário para o meu objetivo. Não acredito que se possa crescer sem uma comilança drástica. Não fique aí achando que vai chegar nos 55cm de braço se ficar com dietinha restrita, com medinho de comer a gema do ovo. Não vai chegar !!! Você não consegue criar um ambiente anabólico razoável só com 3000kcal/dia e abdômen com gomos .

“Ah, Betão, mas eu consegui 42cm de braço com qualidade”. Sim !!! Eu acredito. Acredito que você consiga 42 ... até 45cm de braço ... mas, desculpe, pimpolho, estou falando de um pouco mais ... mais de 50cm de braço ...e vou te dizer, difícil de chegar com essa qualidade que você almeja aí ... Se quiser crescer de forma absurda, vai ter que comer .. e comer bastante.

8 meses de DG


O fator mais importante era manter a massa magra. Porque ficar sem comer tanto tempo, me assustava. E aqui vai um super adendo especial : a dieta do guerreiro não só mantém a massa magra como causa hipertrofia. “Será, Betão ?”. Será, não ...  tenho certeza disso !!!

Imagine-se perdendo 30kg (que foi o que aconteceu comigo). Você consegue mensurar isso ? Consegue imaginar essa quantidade de peso sendo eliminada ?
Visualize, em sua mente, alguém que tenha perdido 10kg. Normal ?
Agora, mentalize alguém que tenha perdido 20kg. Muito, né ? Você já deve ter imaginado alguém magro.

Agora, pense em alguém que treina e que tenha perdido 30kg !!!! A imagem do faquir de circo magrão deve ter vindo á sua cabeça. Pois bem, não foi isso o que aconteceu, pra tristeza dos céticos em relação á dieta.
No texto passado, mostrei os alimentos que usei na dieta. Fiz um dia do lixo a cada 15-20 dias no começo, apesar de não querer. Mas depois as coisas começaram a render demais e acabei eliminando esse dia tão esperado pela maioria da galera que faz dieta. Minha cabeça não permitia mais que eu comesse alimentos “prejudiciais” ao estilo de vida do guerreiro. Comia pizza e ficava depressivo ... “caraca, comi errado, melhor ir pra esteira”. Esse dias atrás mesmo, fui com minha esposa á uma pizzaria e o peso na consciência foi tanto que ao chegar em casa, corri pra treinar perna e gastar o que havia ingerido.

Mas vamos falar do treino que utilizei, e ainda utilizo na dieta. Treinos convencionais já não me estimulavam mais. Teria que treinar de forma convincente, árdua, insana. Foi aí, então, que comecei a criar treinos que me deixassem exaurido. E o SBT (se não conhece, procure no blog) foi a base de tudo. Quatro séries, quatro bi-séries e quatro tri-séries. Isso sim, ajudaria na transformação. Não adiantava mais carregar cargas estratosféricas pra lá e pra cá. Treinaria pesado, intenso, claro. Mas agora sob uma nova roupagem. Precisava treinar com qualidade, estimular todas as fibras, pular um nível no treinamento. Treinos convencionais me deram volume, é certo, não vou cuspir no prato de comi durante anos. Mas era hora de mudar radicalmente. E foram sucessões de treinos insanos pra completar a mágica : SBT, 7x7, 15-12-15, Contando até 100, No Reps Yes Time, 666, Soma 1 ...  (você acha todos esses treinos no blog do Betão).

E esses treinos são melhores que os convencionais ? Não ! São piores ? Não. São treinos que caíram como uma luva para o meu objetivo : dilacerar a gordura e manter (quiça aumentar) a massa magra. Perdi medidas corporais, aumentei a qualidade de vida. Nada de super dietas, super suplementos. O mais difícil foi manter a calma nos momentos de fome. Havia dias em que eu queria matar alguém, tamanha era a vontade de comer algo no período que permanecia em jejum. Estava acostumado a comer demais, tinha acessos de fome repentinos. Mas tudo isso foi superado com muita disciplina. Respirava fundo, visualizava o corpo que queria (algo em torno do Markus Ruhl e Branch Warren), fechava os olhos e seguia na guerra (ah, eu abria os olhos depois, claro).

1 ano de DG
 
Com o passar do tempo, a dieta se tornou rotina. Ovos, queijo cottage, batata, frango, pão integral ... eram alimentos que já estavam enraizados no dia-a-dia. Não precisei mais me preocupar com isso. A gordura era eliminada e mais e mais a vontade de restringir os alimentos aumentava. Hoje em dia, aumentei a ingestão calórica em todas as refeições no over. Percebi, então, que além de eliminar a gordura, estava aumentando ainda mais a massa magra e a qualidade. Havia achado o “pulo-do-gato”. Parecia um robô ao me alimentar : sentava na mesa, comia e me sentia bem demais com isso. Não mais havia alimentos que me prejudicariam. Eu não precisava mais me entupir de calorias provindas dos doces e massas que tanto adorava. Enxerguei meu corpo como uma máquina e queria que ele rendesse o máximo. Você colocaria gasolina adulterada no seu carro ? E no seu corpo ? Colocaria algo prejudicial ? E é com esse pensamento que sigo até hoje : se não vai me fazer bem, não vou comer. “Mas é gostoso e come só hoje”. Não ! Uma refeição errada não é mais tolerada. E não foi nada previsto, nada forçado. A própria dieta do guerreiro fez isso comigo. A própria dieta transformou meus hábitos e meu modo de pensar. Fiquei mais próximo aos verdadeiros guerreiros do passado, com seus hábitos e costumes. Agora entendo o que é lutar pra melhorar e encaro o dia-a-dia como uma batalha. A batalha pela melhora corporal, com todos os seus obstáculos. Tentações irão aparecer, aos montes. Sempre haverá alguém que irá lhe oferecer um  pedaço de bolo, um doce, uma fritura. Resistir é a guerra que deve ser vencida.

E o que explicar aos seus parentes sobre seus novos hábitos ? Se fosse uma dieta que apareceu na Rede Globo seria endeusada, admirada e entendida. Mas é uma dieta underground, quase ninguém conhece e mesmo os que já ouviram falar, muitos não a entendem.  O que explicar quando seus parentes se reúnem em uma festa, regrada a salgadinhos, refrigerantes ? Em pleno período de jejum ???
Não explico nada. Simplesmente me resguardo no direito de não comer e pronto. E os comentários ?
“Betão não comeu nada, deve estar bravo”!. Bravo ??? Bravo ??? Estou é feliz da vida de não me parecer com a maioria que está na festa. Isso sim é ser guerreiro !!!! Ser guerreiro é estar em um almoço de família e esperar até as 20:00h para comer. Ser guerreiro é estar em um café da manhã com os amigos e só tomar o café preto. Ninguém te entende ? Ótimo ! Menos pessoas pra te perguntar e te encher o saco. 


... continua em um próximo post ...

10 comentários:

  1. Bom betão venho acompanhando o seu blog e me tornei um viciado!! kkkkkkkk
    eu ja conhecia a dieta do guerreiro mas acho que ainda não me sinto seguro em aplica-la pois acho que ainda não estou "grande" para faze-la, mas gostaria de saber como ficou o seu humor esse tempo todo sem comer? sei que deve ter afetado pois quando fico sem comer por pequenos espaços de tempo ja fico em outro estado!!! kkkkkkkkkkkk
    abraço e otimo blog

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por escrever, Pablo !!
    Cara ... por incrível que pareça, o humor fica muuuuito melhor ... só quem faz sabe dos benefícios ! Seu humor, sua disposição, força, etc ... vai tudo LÁ PRA CIMA !!!!

    ResponderExcluir
  3. n estou grande, longe disso, essa dieta seria aconselhável para mim?

    ResponderExcluir
  4. 1,86 pesando 77kg, meu bf esta em torno de 13%

    ResponderExcluir
  5. Betão Parabéns
    Vou fazer uma pergunta relacionada a dieta do guerreiro por favor me responda pois vc é a luz no fim do tunel pra mim de verdade .
    Obrigado Betão

    ResponderExcluir
  6. BETAO PASSEI POR TUDO ISSO PENSA EM UM CARA MAGRO Q NAO ENGORDAVA DE JEITO NEM UM,COMECEI A MUSCULAÇAO EU MALHAVA N TREINAVA ,COMEÇEI TOMANDO LEVEDO FUI DEPOIS PARA ALBUMINA,+ JA TINHA TOMADO RED VIT Q E VITAMINA E FUI PARA PIOR COISA Q EU FIZ NA VIDA EU ME ARREPENDO EU PESAV 55KG TOMEI UNS 14 PRA MAIS DE HIPERCALORICOS MAX 7000 MAX 15000 E UNS OUTRO HIPERCALORICOS AI CHEGUEI A PESA 90 KG E EU N ACHAVA Q IA TER RESUTADO SE EU N TOMASSE OS IPERCALORICOS SORTE Q UM AMIGO MEU ME ABRIU OS OLHOS,AS PESSOAS ME CHAMAVA DE BOMBADO E ME ACHAVA O TAL,MAIS COM 43 DE BRAÇO HOLISSO E UMA BARRIGUA JA VISIVEL Q EU FICAVA TENTANDO EMCOLER MEU AMIGO ME ENSINO MUITO ME MOTIVO E FEIS EU I ATRAZ DO MEUS OBJETIVOS AGRADESSO MUITO A ELE HOJE TO PESANDO 72 KG COM BOA DEFINIÇAO,BETAO FORÇA DE VONTADE ENQUANTO VC ESTIVER VIVO N PARE DE LUTA ATE SEU ULTIMO SUSPIRO,VLW BETAO HOJE TENHO 16 ANOS

    ResponderExcluir
  7. descupa os erros ortograficos, foram 14 suplimentos hipercaloricos.força betao eu aqui vc ai sempre lutando.^^

    ResponderExcluir
  8. descupa os erros ortograficos,foram 14 suplementos hipercaloricos,força betao vc ai eu aqui sempre lutando.^^

    ResponderExcluir
  9. Betao gostaria de saber se pode tomar anabolicos e clenbuterol na dieta do guerreiro

    ResponderExcluir
  10. vc acha que fazer uma dieta do guerreiro visando hipertrofia pra alguem sem tanto volume muscular seria uma boa? }

    ResponderExcluir