quarta-feira, 1 de junho de 2016

O que é treino pliométrico?


O que hoje é chamado de "treino pliométrico", foi desenvolvido pela primeira vez na década de 50, na Rússia, com o intuito de deixar atletas aptos a aplicar força de maneira muito rápida.

A pliometria envolve uma contração excêntrica e, em seguida, uma breve contração isométrica, que juntos, induzem um reflexo de estiramento, seguido imediatamente por uma contração concêntrica rápida.

Os russos tinham alguns termos para esse tipo de treinamento, incluindo o termo "powermetrics" ou powermetria. O termo isometria significa uma contração muscular sem uma mudança de comprimento muscular (era usado também na década de 50) e o termo miometria refere-se ao encurtamento muscular (sinônimo de contração concêntrica) e pliometria refere-se ao alongamento muscular (sinônimo de contração excêntrica).

No entanto, os ocidentais adotaram o termo pliometria para significar qualquer exercício de salto, mesmo que não seja rápido o suficiente para ser considerado pliometria e mesmo que o termo original "pliometria" referia-se apenas à parte excêntrica do movimento.

O uso do termo se espalhou e hoje alguns profis já sabem o que significa, ainda que associem o treino com "pulinhos".

Stay strong!

Betão

Nenhum comentário:

Postar um comentário