sexta-feira, 8 de abril de 2016

HIIT e aeróbicos tradicionais produzem resultados semelhantes?


O HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) é a moda do momento. Há "n" maneiras de se realizar o HIIT mas , basicamente, você faz algum exercício intenso com duração de 10 a 180 segundos, seguido de descanso ou intensidade reduzida do exercício ou de outro exercício. É uma variação do Guerrilla Cardio de antigamente, com outro nome, mais atual para nossa época e condizente com os novos tempos : pegar algo que já existe há anos, trocar de nome e produzir adeptos passionais. Essa fórmula sempre deu certo.

O fato é que dezenas de estudos têm mostrado que o HIIT aumenta a aptidão física mais rápido que o tradicional, o exercício de intensidade moderada, ou até mesmo o aeróbio em jejum. Será mesmo? Os efeitos da perda de peso do HIIT, no entanto, são semelhantes aos programas convencionais de aeróbios ou se combinarmos HIIT com aeróbios tradicionais segundo uma pesquisa norueguesa. 

Em um estudo feito com 30 pessoas, verificou-se que tanto o HIIT quanto um aeróbio moderado causam efeitos similares em pessoas com sobrepeso e o HIIT tem uma vantagem mínima em pessoas consideradas "melhor condicionadas". 

Tudo que é "novo" causa um estímulo porque é interessante e, muitas vezes, desafiador. Para alguns, o estímulo visual de propagandas bem feitas pode ser um atrativo à primeira vista. Varie seu programa de exercícios para os melhores resultados mas tenha em mente que, muitas vezes, o tradicional funciona também, e até melhor que algumas modinhas. (International Journal Sport Nutrition and Exercise Metabolism, published online October 17, 2015)

Stay strong !

Betão

Um comentário:

  1. Não existe fórmula mágica.... Tem que ser bem feito independente do aeróbio em questão.

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