quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Vegetarianismo e Musculação : combina?

Recebi, recentemente, um e-mail de um aluno interessado na assessoria online, onde ele me explicava sua dificuldade em construir músculos. E logo em seguida me escreveu dizendo ser vegetariano.

O problema, nesse caso, não é incomum. Já trabalho com alguns alunos vegetarianos e alguns tiveram evoluções incríveis. O que foi o fator comum foi o início da conversa via e-mail, relatando o problema de se conseguir aumentar a massa muscular.

Como vegetariano, você pode ser forte, em forma, saudável, etc. A questão de se conseguir hipertrofia acima dos níveis normais é a questão. Outro fator é parecer denso, rígido, compacto e com grande definição. É, sim, um desafio a mais para os vegetarianos.

Aqui estão alguns pontos que você deve considerar :

Biologia
As células são os blocos da construção da vida. E cada um de nós possui bilhões de células que se relacionam ás nossas atividades físicas e nutricionais. Se não ficamos satisfeitos com a maneira como nosso corpo se mostra é porque não estamos dando ao nosso organismo o que ele precisa.

Proteína
Nosso corpo não produz proteína e deve ser procurada em certos alimentos para se manter funcional e saudável.
Temos que entender que nem todas as proteínas são iguais. Ovos e produtos lácteos são uma grande fonte de proteína, mas não são proteínas completas. Para se manter saudável, forte e em forma, temos que diversificar a nossa alimentação e consumir uma maior variedade de nutrientes essenciais.

Suplementos
Há um ditado que diz "Você não pode enganar a Mãe Natureza". Não sei quem é a bendita Mãe Natureza mas traduzindo pra nossa situação-tema, significa que a velha resposta dos vegetarianos que conheço "Eu uso suplementos" não é o suficiente. Suplementos são apenas um "plus" na nossa dieta, mas não a base. São usados como praticidade, em função do tempo, etc. 

Exercício
O exercício é um estímulo que alcança uma resposta hormonal. Essa resposta, combinada com a alimentação, determina como será nosso corpo. Isso significa que, por exemplo, se um ginasta e um maratonista fizerem a mesma dieta, o corredor vai parecer mais magro enquanto o ginasta vai parecer mais forte. A diferença na atividade física determina a maneira como o corpo utiliza a energia.

Dieta
Se você, vegetariano, quiser seguir uma dieta que não contenha nenhuma proteína animal, será necessário aumentar a variedade de proteína em sua dieta. Aqui estão algumas sugestões :

  • Alimentos á base de soja (carne, farinha, pães)
  • Tofu
  • Vegetais ricos em proteínas, como ervilhas, feijões, lentilhas, grão-de-bico
  • Combinar alimentos que resultem em uma base completa de aminoácidos como, por exemplo, arroz e feijão.


Treino
O vegetariano precisa de um plano de alimentação personalizado, assim como sua rotina de exercícios deve ser específica. Se você quiser algo eficiente escreva um e-mail para mrfreaky2011@hotmail.com e peça informações sobre a assessoria online.

Stay strong !

Betão


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