quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O formato dos alimentos e seus benefícios

Muitas vezes, a natureza nos dá dicas extraordinárias de como cuidar de nossa saúde. Infelizmente, a maioria de nós está muito preocupada com trabalho, dinheiro e acaba deixando um item importante de lado : nosso bem-estar.

Vivemos comprando remédios, com idas e vindas da farmácia. "O que vai ser hoje?" pergunta o farmacêutico.

O site Health is from Heaven fez um estudo muito pertinente, comparando alguns alimentos com os orgãos do corpo humano, no quesito formato. O resultado foi surpreendente : o alimento que possui o formato parecido com o orgão humano também é o alimento que trás benefícios para esse orgão.

"Não creio, Betão, é sério isso!?!?!?!"

Pois é ... e você nem precisa ser fera em anatomia!

Como diriam alguns espiritualistas "basta olhar pra dentro de si mesmo"

Batata-doce (pâncreas)
Já é sabido dos marombas que a batata-doce é uma ótima fonte de carboidratos e faz parte da dieta de um grande número de pessoas. Mas o que a maioria não sabe é que a batata-doce beneficia o pâncreas, por equilibrar o nível de açúcar no sangue. Recomendada para pessoas com diabetes e pancreatite. 

pâncreas e batata-doce

Gengibre (estômago)
O gengibre auxilia um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o estômago. Ajudando na digestão, mantém o estômago saudável e estável. A raiz de gengibre contém gingerol e shogaol, que ajudam a tratar a dor de estômago, aliviam as náuseas e a gripe. É um dos principais ingredientes em cozinhas chinesas, japonesas, árabes e indianas.

gengibre e estômago

Feijão (rins)
O feijão, especialmente o Azuki (bastante utilizado por vegetarianos) é ideal para quem quer prevenir pedra no rim ou na vesícula. Ele possui propriedades diuréticas e tem fermentação diferente dos demais feijões, regulando hipertensão e o excesso de açúcares (glicose) no sangue, o que beneficia quem tem problemas de hipertensão e diabetes. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e proteínas.

feijão e rins

Aipo (ossos)
As hastes verdes do aipo (ou salsão) se assemelham aos ossos do nosso braço. E são eles que se beneficiam do alimento, que proporciona ossos mais fortes por conta de seus 23% de sódio de boa qualidade (aquele que não provém do sal refinado). O aipo contém o essencial de cálcio mineral que é vital para o desenvolvimento e manutenção de ossos fortes, ajudando na prevenção da perda óssea durante a menopausa. A vitamina K, parte de sua composição, suprime as diminuições na densidade mineral óssea da coluna vertebral.

aipo e ossos

Tomate (coração)
Boa fonte de potássio, que é recomendado para pacientes com pressão arterial elevada, os tomates são também ricos em licopeno, um antioxidante que ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e algumas doenças cancerosas. A vitamina B6, presente no tomate, ajuda a converter o aminoácido homocisteína, que danifica as paredes dos vasos de sangue, em outras moléculas inofensivas.

tomate e coração

Stay strong !

Betão

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