terça-feira, 3 de novembro de 2015

Método hipopressivo : melhore seus abdominais com essa técnica

Os objetivos deste método são os seguintes:

1) reduzir o perímetro abdominal trazendo melhorias estéticas, posturais e funcionais, é uma excelente prevenção a todo o tipo de hérnias (inguinais, estômago, crurais, vaginais..),
2) regular os parâmetros respiratório.
3) prevenir a incontinência urinária.
4) aumentar e regular os fatores vascularizantes, sendo eficaz em prevenir e resolver edemas e pernas pesadas.
5) prevenir lesões articulares e musculares pela normalização do tónus muscular geral, fornecer uma eficaz proteção lombo-pélvica

Para quem está indicado
Destinadas ao tratamento e prevenção de diversas patologias funcionais.

TÉCNICAS
Técnicas de Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH)
São todos os exercícios que incluem os chamados hipopressivos estáticos (HE) ou ginástica abdominal de base com as suas respectivas variantes, incluindo o programa assimétrico e subaquático.

Técnicas de aspiração diafragmática (TAD)
Todos os exercícios são realizadas em decúbito supino ou lateral e em declínio sob condições de apneia respiratória, associados a uma manipulação postural do diafragma e a uma ventilação com oxigênio puro, sob controlo manométrico abdominal e registro da pressão arterial, da variabilidade do ritmo cardíaco e, se desejar, sob observação electromiográfica.

Técnicas de Transferência Tensional (TTT):
Todos os exercícios que se realizam em posição hipopressiva em apneia respiratória, associados a uma entrada em tensão postural de grupos musculares antigravitatórios através da técnica do bombeamento energético, com oxigenoterapia, sob controle manométrico abdominal e, se desejar, utilizando simultaneamente a eletroestimulação ou a estimulação vibratória neuromuscular.

EXECUÇÃO
As técnicas hipopressivas se realizam através de exercícios físicos rítmicos complexos de reprogramação corporal que permite ao sistema nervoso cerebral modificar o esquema corporal e emocional, e que têm uma característica em comum de conseguir uma diminuição da pressão intra-abdominal.

A reprogramação
Com os exercícios hipopressivos, devolvemos esta função reprogramando a resposta muscular perante estas circunstâncias. Aumenta o tônus muscular em repouso, que é a contração muscular sustentada e involuntária. Diminui o perímetro de cintura.

Tempo de prática
Costumam durar uns dois meses e pode chegar a seis, cerca de 20 minutos, dois dias por semana no primeiro mês e quatro a cinco dias no seguinte seriam suficiente.

Stay strong !

Betão

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