domingo, 20 de setembro de 2015

Músculos para todos! Regras de treinamento para o seu somatotipo

Em geral, existem 3 tipos corporais primários (que dão origem a várias combinações), cada um com uma necessidade específica, quando se trata de obter massa muscular. Muitas vezes, ignorado esse fato, os métodos de treino se revelam ineficazes. Há, portanto, um conjunto de diretrizes a serem seguidas nesse aspecto. Veja qual é o seu somatotipo, reveja os métodos que está utilizando hoje e comece a rotina de treino mais eficiente que já provou.

Ectomorfo - o magro

Tem pouca gordura e dificuldade em ganhar peso, simplesmente porque não estão predispostos a ganhar massa muscular. Para despistar a natureza, tem que treinar muito pesado e comer feito um animal.

Algumas regras para o ecto
  • Utilize muita carga
  • Poucas repetições
  • Pesos livres
  • Descanso de 48 horas entre os treinos
  • Coma muito (shakes de proteína e castanhas ajudam a aumentar as calorias)
  • Limite o exercício cardiomuscular a quase zero

Endomorfo - o gordinho
Acima do peso e metabolismo preguiçoso. Ganham peso com facilidade, sem perder gordura. Exercícios devem ser rápidos e intensos e devem ingerir muita proteína.

Algumas regras para o endo
  • Treinos com velocidade média-alta na execução dos exercícios
  • Altas repetições
  • Peso moderado
  • Pouco descanso ou descanso ativo (resistido ou aeróbio)
  • Realizar cardio
  • Pode-se utilizar super-séries, bi-sets, tri-sets, etc
  • Abaixe a ingestão de cardoidratos e aumente a ingestão de fibras

Mesomorfo - o fortão
Mesomorfos ganham massa muscular fácil. Seus exercícios deve ser intensos.

Algumas regras para o meso
  • Utilizar exercícios compostos, que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, como levantamento terra, supinos, agachamentos, etc. Usar exercícios que aumentem sua força natural
  • Grande volume de treino
  • Fazer algumas sessões de cardio, intercaladas com o treino de musculação
  • Comer, no mínimo, 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal, sem se preocupar com carboidratos

Ainda que os somatotipos não sejam "puros", as dicas acima podem ajudar muitas pessoas que estão em algum tipo de estagnação sem saber o motivo.

Stay strong !

Betão

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